5G estará disponível para mais 100 cidades a partir de segunda-feira
Anatel divulgou que operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz podem pedir a ativação do 5G Standalone em mais 100 cidades no sul do Brasil
Anatel divulgou que operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz podem pedir a ativação do 5G Standalone em mais 100 cidades no sul do Brasil
A Anatel divulgou nesta quarta-feira (23) que mais 100 municípios terão disponibilidade para receber o 5G Standalone a partir da próxima segunda-feira (28). Na data, as operadoras que compraram lotes na faixa de 3,5 GHz podem pedir a ativação dessa estação. Com isso, o Brasil chega à marca de 1.812 cidades com disponibilidade para usar o “5G puro”.
Vamos explicar o conceito antes de seguir na notícia. O 5G Standalone (SA) e o Non-Standalone (NSA) são chamados de “5G puro” por usarem a faixa de 3,5 GHz. Essa faixa de frequência é dedicada para a quinta geração da tecnologia de dados móveis.
A diferença entre o SA e NSA está no núcleo de rede: no primeiro, há um núcleo também dedicado para o seu gerenciamento. Já o segundo compartilha o mesmo núcleo que controla a conexão 4G. O 5G SA é o que há de mais moderno nessa tecnologia, mas não há diferenças de velocidade com o 5G NSA (apenas alguns detalhes de operação e ping).
As 100 cidades que terão disponibilidade de operar o 5G SA a partir da próxima segunda estão no Rio Grande do Sul (a maior parte) e Santa Catarina. Os munícipios que constam na lista da Anatel integram as regiões interioranas dos estados — ou, para não gerar mal-entendido, mais afastadas das capitais.
Infelizmente, essa disponibilidade não significa que os celulares com suporte para 5G já poderão usar a tecnologia na segunda-feira. É necessário que as operadoras que tenham os lotes na faixa de 3,5 GHz peçam a autorização e tenham instalado a infraestrutura necessária para operar nas cidades.
Porém, quem mora nas cidades e utiliza TV com sinal oriundo de antena parabólica precisa se adiantar. Como a tecnologia pode causar interferência no sinal, os usuários precisam trocar as suas antenas para equipamentos que operam na banda Ku.
Quem possui uma antena parabólica e faz parte do CadUnico podem receber kits de instalação das novas antenas gratuitamente. Mais informações sobre isso estão no site Siga Antenado, do próprio governo federal.