Google confirma que Android 13 está em apenas 5% dos dispositivos
Versão final do Android 13 foi liberado pelo Google em agosto de 2022; Samsung é a fabricante que mais atualizou celulares e tablets desde então
Versão final do Android 13 foi liberado pelo Google em agosto de 2022; Samsung é a fabricante que mais atualizou celulares e tablets desde então
O Android 13 começou a ser distribuído ao público no ano passado. Apesar de seis meses desde a liberação geral, a nova versão do sistema operacional alcançou uma pequena parcela de celulares e tablets, bem atrás do Android 12. É o que mostra dados do próprio Google revelados no Android Studio.
As informações estão disponíveis na suíte para desenvolvedores e foram atualizadas pela última vez em 6 de janeiro de 2023.
De acordo com um gráfico disponível na plataforma, o Android 13 Tiramisu está disponível em apenas 5% dos aparelhos. O número está bem atrás do Android 12, introduzido em 2021, que acumula 18,9%.
A maior participação se concentra no Android 11: 24,4%. Em seguida, vem o Android 10 – que, infelizmente, não se chama Quindim –, disponível em 19,5% dos dispositivos.
As versões antigas também têm uma presença considerável. É o caso do Android 9 (Pie), presente em 13,2% dos celulares e tablets com o sistema operacional.
O Android 8 (Oreo) encolheu e agora se encontra em 9,5% dos dispositivos.
Confira os indicadores de outras versões:
Apesar do anúncio no Google I/O 2022, a versão final do Android 13 só foi liberada em agosto. E mesmo assim, apenas os donos de celulares da família Pixel receberam a atualização naquele momento.
Na época, o Google informou que outras fabricantes começariam a liberar a nova versão até o fim de 2022. Dito e feito, a Samsung foi uma das primeiras marcas a distribuir o update sob a interface One UI 5, começando pela família Galaxy S22.
No Brasil, o update começou a desembarcar no fim de novembro. De lá para cá, a Samsung distribuiu o update para quase 40 celulares e tablets no Brasil, de acordo com um levantamento feito pelo Tecnoblog.
Confira a lista dos celulares e tablets atualizados:
Do outro lado, outras fabricantes disponíveis no Brasil não se movimentaram para oferecer o Android 13 aos seus produtos. Até agora, por exemplo, o site da Motorola não informa quando os celulares serão atualizados para a nova versão do sistema operacional.
Enquanto isso, o Motorola Edge 30 Ultra, que chegou ao Brasil com a promessa de receber três atualizações do sistema, permanece no Android 12. Felizmente, o Moto X40 foi lançado na China com Android 13.
A Xiaomi, por sua vez, começou a experimentar o Android 13 em alguns celulares em dezembro. Mas a empresa ainda está lançando celulares com o Android 12, como é o caso do Redmi Note 12 Pro+ global.
A LG, que saiu do mercado de celulares em 2021, também está se movimentando para atualizar o LG Velvet e outros modelos para o Android 13. Mas, por enquanto, a fabricante divulgou apenas o calendário para a Coreia do Sul.
Com informações: 9to5Google