Intercel, operadora do Banco Inter, troca TIM por Vivo
Operadora virtual Intercel utilizava Surf Telecom, com rede da TIM; planos serão vendidos no 2º semestre de 2021
O Banco Inter anunciou sua própria operadora em junho de 2020: em regime virtual (MVNO), a instituição financeira lançou a Intercel em parceria com a Surf Telecom, que utiliza a rede da TIM. No entanto, a empresa anuncia a troca de fornecedores e a Vivo será a nova provedora da infraestrutura.
Intercel deixa Surf Telecom e usará rede da Vivo
O Banco Inter não explica os motivos para a troca. Em comunicado à imprensa, a empresa afirma que lançou a Intercel em “versão beta” e houve grande interesse por parte dos clientes.
A empresa diz que escolheu a Vivo para ampliar a oferta do serviço, e que há previsão para início das vendas dos novos planos no segundo semestre de 2021, “até que finalizem todos os protocolos e testes para funcionamento”.
Com a Vivo, a Intercel terá uma cobertura diferente: a empresa tem presença com 4G em 3.519 cidades, enquanto a TIM atende 3.732 localidades com 4G e promete atingir os 5.570 municípios brasileiros até 2022. Por outro lado, a Vivo tem maior cobertura de celular, com serviço disponível em 4.691 cidades enquanto a TIM cobre 3.991 municípios.
Cliente antigo da Intercel poderá continuar na Surf
O Tecnoblog questionou ao Banco Inter se os usuários atuais da Intercel serão migrados para a Vivo ou permanecerão na Surf Telecom, e se os planos de serviço permanecerão os mesmos.
A empresa diz que a escolha será do cliente. “Os que optarem pela migração continuarão sendo clientes da Intercel, utilizando agora a rede da Vivo. Já os clientes que optarem por permanecer com a Surf continuarão utilizando a rede da TIM”.
Quanto aos planos, o Banco Inter diz que as condições da nova Intercel serão divulgadas “oportunamente”.
Surf Telecom teve problemas após estreia da Intercel
Após dois meses da estreia da Intercel, a Surf Telecom sofreu uma falha que deixou os clientes de todas as operadoras afiliadas sem serviço, incluindo a Correios Celular.
Após o episódio, a operação da Intercel ficou complicada: por muito tempo os clientes ficaram impossibilitados de enviar mensagens SMS, efetuar recargas ou trocar o chip. As vendas de novos planos foram encerradas e não retornaram até hoje, e os SIM Cards e eSIMs não estão disponíveis na Inter Store.
Atualizado às 16h01