Desde o triste fim do TU Go, clientes da Vivo passaram a ter o serviço de chamada Wi-Fi como alternativa para telefonar em áreas sem cobertura celular ou mesmo para evitar tarifas de roaming no exterior. No entanto, os consumidores estão encontrando dificuldades para utilizar o Vivo Voz WiFi, e o motivo é que o serviço foi suspenso pela operadora.
Mesmo com a opção ativada no dispositivo, as chamadas continuam sendo feitas através da rede tradicional de celular. Quando o serviço de chamada Wi-Fi está disponível, o smartphone sinaliza o usuário: no iPhone, o nome da operadora passa de Vivo para “Voz WiFi” e, em aparelhos Android, um ícone de chamada Wi-Fi aparece próximo ao relógio.
O site do serviço diz que “O Vivo Voz WiFi está temporariamente indisponível para realizar e/ou receber chamadas via WiFi, sem retorno previsto”. O Tecnoblog procurou a Vivo para saber o que aconteceu, e a companhia confirmou a indisponibilidade, informando que há previsão de reestabelecimento para julho.
Tomara que o serviço volte funcionando melhor do que antes: até então, apenas quem usava o TU Go no passado conseguia ativar o Vivo Voz WiFi. Além disso, não era possível trocar SMS via Wi-Fi, algo que era possível pelo Wi-Fi Calling do TU Go.
Além da Vivo, a Claro e a Porto Seguro Conecta oferecem Wi-Fi Calling aos seus clientes. A TIM prometeu uma solução que chegará ainda em 2018.
Leia | Como desativar o serviço de correio de voz da Vivo, Claro e TIM