O que é Wi-Fi Mesh? Entenda vantagens e limitações da tecnologia
Saiba como funciona uma rede Wi-Fi Mesh, conheça as diferenças para roteadores Wi-Fi tradicionais, e saiba por que a rede Mesh é melhor do que usar repetidores
Saiba como funciona uma rede Wi-Fi Mesh, conheça as diferenças para roteadores Wi-Fi tradicionais, e saiba por que a rede Mesh é melhor do que usar repetidores
Wi-Fi Mesh é uma tecnologia de redes sem fio que utiliza uma topologia de malha (no original em inglês, mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos, agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. O objetivo do Wi-Fi Mesh é aumentar a cobertura da rede sem perda significativa na qualidade do sinal.
O uso do Wi-Fi Mesh é recomendado para distribuir a internet sem redução de velocidade em ambientes que contam com diversos obstáculos, como paredes e móveis em casas e escritórios.
A seguir, entenda como funciona uma rede Mesh, suas vantagens, limitações e diferenças para outros tipos de roteadores e repetidores.
Para estabelecer uma conexão via Wi-Fi Mesh, é necessário configurar a primeira unidade do conjunto (ou módulo), que receberá o sinal da internet e atuará como um roteador.
Esse módulo se encarregará de distribuir a rede para outras unidades semelhantes, de forma automática e sem perda de dados ou de velocidade.
Ao utilizar o Wi-Fi Mesh:
Você só precisa configurar a rede uma vez, e se conectar em seus dispositivos em apenas uma rede. Se você mudar de lugar na casa, o sistema irá identificar o terminal Mesh mais próximo, que está configurado com o mesmo nome de rede e senha que todos os outros.
A natureza modular da rede Mesh também permite que você amplie a cobertura Wi-Fi em um ambiente sem muito esforço: basta adquirir mais unidades e integrá-las ao sistema.
O Wi-Fi Mesh representa uma avanço na conexão residencial e de escritórios por trazer melhorias na qualidade de sinal. As principais vantagens desse sistema em relação a roteadores e repetidores comuns são:
Apesar das melhorias em qualidade e alcance de sinal, o Wi-Fi Mesh encontra algumas limitações em relação aos roteadores wireless tradicionais e conexões via cabo. São elas:
Não. O conceito de Wi-Fi Mesh pode lembrar o uso de repetidores, mas funciona de forma totalmente diferente. Repetidores expandem o sinal Wi-Fi ao criar outra rede, e com uma velocidade menor do que a origem da conexão (modem ou roteador). Já o Wi-Fi Mesh cria uma rede única e não proporciona redução de velocidade entre a unidade primária e as demais unidades, distribuídas pela casa.
Nosso artigo explica em detalhes quais são as diferenças entre Wi-Fi Mesh e Repetidores Wi-Fi.