Os próximos celulares potentes com chips da Qualcomm serão equipados com o Snapdragon 888. O novo processador foi revelado em detalhes nesta quarta-feira (2) com um modem Snapdragon X60 5G para downloads de até 7,5 Gb/s, chip gráfico Adreno 660 que promete 35% mais desempenho em relação à geração anterior e mais velocidade na CPU, agora fabricada em processo de 5 nanômetros.
- Snapdragon 888 estará no Xiaomi Mi 11 e em celulares da Motorola
- Snapdragon 888 5G será o novo chip da Qualcomm para celulares potentes
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Snapdragon 888 promete 5G de até 7,5 Gb/s
O Snapdragon 888 tem modem 5G integrado, diferente do Snapdragon 865, que também era vendido às fabricantes de celulares em uma versão 4G. O Snapdragon X60 5G, revelado pela primeira vez em fevereiro, tem suporte às frequências em ondas milimétricas (mmWave) e abaixo de 6 GHz (sub-6) adotadas pelas operadoras ao redor do mundo. Também será possível se conectar ao 5G com compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), que já está em funcionamento na Claro, Vivo e TIM.
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Com agregação de frequências, usando mmWave e sub-6, será possível atingir velocidades teóricas de 7,5 Gb/s de download e 3 Gb/s de upload, segundo a Qualcomm. A empresa demonstrou o Snapdragon 888 chegando a picos de 1,31 Gb/s com banda de 120 MHz (20+100) e 2,57 Gb/s com 200 MHz (100+100). No Brasil, é esperado que as operadoras tenham acesso a um novo bloco de 80 ou 100 MHz no leilão de frequências da Anatel, previsto para o segundo semestre de 2021.
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Celulares com Snapdragon 888 poderão se conectar ao 5G em dois chips, o que “permite fazer roaming internacional, gerenciar a linha pessoal e a corporativa no mesmo celular ou otimizar custos mensais com planos”, diz a Qualcomm. Além disso, o chip mantém compatibilidade com Wi-Fi 6E de até 3,6 Gb/s e Bluetooth 5.2, com antena dupla e suporte ao codec aptX para reduzir de latência em fones de ouvido, especialmente em games.
Câmeras com filmagem em Dolby Vision 4K
O processador de sinal de imagem (ISP) do Snapdragon 888 é triplo, o que aumentou o desempenho das câmeras em 35%. A principal vantagem do Spectra 580 é capturar imagens de três sensores ao mesmo tempo: você pode usar isso para filmar simultaneamente três vídeos em 4KHDR ou para alternar entre três câmeras durante uma gravação, dando zoom de maneira mais suave.
A captura dos vídeos pode ser feita com profundidade de cores em 10 bits e codecs HDR10+ ou até Dolby Vision, como nos iPhones 12. O problema é que isso depende da implantação da fabricante do smartphone: o Snapdragon 865 já suportava a tecnologia da Dolby para ampliar o alcance dinâmico nos vídeos, mas não chegamos a ver esse recurso em celulares Android. O Galaxy S20, mesmo na versão com Snapdragon, só suportava HDR10+ (e de forma precária, como comentamos no Tecnocast 165).
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
O desempenho do ISP é medido pela quantidade de pixels que ele pode processar em um período de tempo: no Spectra 580, são 2,7 gigapixels por segundo, o equivalente a 120 fotos de 12 megapixels. Se as câmeras do celular suportarem, todo esse poder permitirá capturar três fotos de 28 megapixels ao mesmo tempo ou então filmar cenas em 4K a 120 quadros por segundo.
Além do HDR computacional para vídeos, as fotos poderão ser salvas em formato HEIF com 10 bits de cores pela primeira vez com um Snapdragon. A Qualcomm também promete “fotos brilhantes mesmo na escuridão quase total” e melhorias no foco, exposição e balanço de branco das câmeras, com o auxílio de redes neurais.
Processador 25% mais rápido e games em 144 Hz
A CPU do Snapdragon 888 atinge frequências de até 2,84 GHz e é formada por núcleos Kryo 680, os primeiros baseados na arquitetura ARM Cortex-X1, uma espécie de variante do Cortex-A78 para fabricantes que buscam desenvolver chips mais personalizados. Em números, a promessa da Qualcomm é um desempenho bruto 25% maior e uma eficiência energética 25% maior, o que não deverá ser suficiente para ameaçar a Apple.
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Já a nova GPU Adreno 660 oferece até 35% mais rapidez na renderização de gráficos. O avanço foi maior nesta geração para dar conta dos celulares gamers, que estão vindo com telas HDR de até 144 Hz. As respostas ao toque ficaram até 20% mais rápidas, com ganho de milissegundos mesmo em jogos que já rodavam a 120 fps, de acordo com a Qualcomm.
As altas taxas de atualização nas telas dos celulares fizeram a Qualcomm trazer aos smartphones uma tecnologia conhecida como Variable Rate Shading (VRS), que estava presente apenas em placas de vídeo para PCs e na nova geração de consoles. Basicamente, o VRS permite que a GPU renderize as sombras de uma cena em grupos de pixels em vez de pixel por pixel; só isso é suficiente para aumentar a eficiência em até 40%.
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Sem revelar números, a Qualcomm diz que tanto o Kryo 680 quanto a Adreno 660 “são capazes de sustentar seu desempenho por longos períodos de tempo”. Além disso, como o Snapdragon 888 faz parte do programa Snapdragon Elite Gaming, o chip poderá receber atualizações de drivers para futuras otimizações de desempenho.
Avanços em inteligência artificial no Snapdragon 888
A parte mais complexa do Snapdragon 888, que representa talvez o maior avanço da nova geração, é o chip Hexagon 780, focado em tarefas de inteligência artificial. O desempenho quase dobrou: era de 15 trilhões de operações por segundo (TOPS) no Snapdragon 865 e passou para 26 TOPS, principalmente porque a Qualcomm redesenhou a arquitetura e aumentou a memória compartilhada em 16 vezes para melhorar o desempenho dos aceleradores.
Qualcomm Snapdragon 888 5G reduzindo ruídos (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
As tarefas mais óbvias para um DSP como o Hexagon 780 são coisas como reconhecimento de fala para assistentes virtuais ou tradução entre idiomas em tempo real no próprio dispositivo. Se você é uma das poucas pessoas que ainda usa o celular para telefonar, o chip de inteligência artificial pode reduzir o eco e os ruídos a sua volta durante uma chamada, para focar na sua voz. E eu gostaria muito de ver essa tecnologia de upscaling de vídeos que parece bruxaria funcionando na prática:
Qualcomm Snapdragon 888 5G em upscaling de vídeos (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
O interessante é que o Hexagon 780 talvez nem chegue a executar muitas das tarefas que poderia, porque a Qualcomm tornou mais poderoso o Sensing Hub, um processador auxiliar de baixíssimo consumo de energia que fica sempre ativo. Tarefas simples, como detecção de palavra-chave em áudio ou ativação de tela, podem ser realizadas sem passar pelo DSP, economizando bateria. O pequeno chip também é capaz de ajudar a detectar terremotos.
Quando (e onde) chega o Snapdragon 888?
Os primeiros celulares com Snapdragon 888 têm previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2021. A Qualcomm cita especificamente 14 marcas que trabalharam no desenvolvimento do processador: Asus, Black Shark, Lenovo, LG, Meizu, Motorola, Nubia, Realme, OnePlus, Oppo, Sharp, Vivo, Xiaomi e ZTE. Uma ausência notável é a Samsung, que tem priorizado seus chips Exynos em smartphones premium.
A Xiaomi confirmou que o Mi 11 será um dos primeiros celulares com Snapdragon 888, mas ainda não há detalhes do aparelho. A Motorola confirma que “vai trazer essa plataforma móvel para seus dispositivos flagships em 2021” e que, no próximo ano, um chip Snapdragon da série 800 estará presente pela primeira vez em um Moto G.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
É, enquanto não aumentarem muito mais a eficiência energética, podemos esquecer aparelhos potentes num corpitcho pequenino rodando Android.
Qualquer OS amiguinho
Esse ano não rolou Havaí pro Higa