Vivo, Claro e TIM lideram ranking global de velocidade 5G
5G das operadoras brasileiras se destacam em estudo da Opensignal; Claro, TIM e Vivo não se destacam em disponibilidade de sinal
5G das operadoras brasileiras se destacam em estudo da Opensignal; Claro, TIM e Vivo não se destacam em disponibilidade de sinal
A Opensignal divulgou um relatório sobre a experiência mundial de utilização da tecnologia 5G, e as operadoras brasileiras se sobressaíram quando se trata de velocidade de internet móvel. A Vivo lidera um ranking global com a maior taxa de download, mas as concorrentes Claro e TIM também estão no top 10.
Essa é a segunda vez na semana que a Vivo leva um pódio: a Vivo Fibra obteve empate técnico com duas operadoras chilenas pelo melhor serviço de banda larga fixa em um estudo divulgado pela nPerf.
Os resultados do estudo são subdivididos em duas categorias, com rankings separados para operadoras que cobrem mercados com extensões territoriais maiores e menores que 200 mil km². O Brasil se enquadra no grupo com maior área.
A brasileira Vivo lidera a média de velocidade de download 5G, com 365,6 Mb/s. A Claro aparece na segunda posição, com 359,6 Mb/s, seguida por Unifi (Malásia), Digi (Malásia) e Orange (França).
A TIM também aparece no ranking de download como a 7ª operadora mais rápida no 5G, com velocidade média de download de 327,9 Mb/s.
De acordo com a Opensignal, os brasileiros tiveram melhoria na velocidade média a partir da liberação do espectro de 3,5 GHz e com a instalação do padrão Standalone (5G SA). Ainda que esteja disponível, o 5G SA é pouco difundido no Brasil devido à necessidade de troca de chip; além disso, Claro e TIM exigem a contratação de planos ou pacotes específicos, exclusivos da categoria pós-paga.
Nas medições feitas em países de menor extensão territorial, as sul-coreanas LG U+ e SK Telekom lideraram o ranking de maior velocidade, com média de 439,5 Mb/s e 434 Mb/s, respectivamente.
Embora as três principais operadoras brasileiras lideraram as velocidades do 5G, nenhuma tele nacional conquistou o top 20 dos demais rankings da Opensignal. O estudo também mensura a disponibilidade de sinal 5G, bem como a experiência de uso com jogos, voz, vídeo e chamadas por aplicativo (VoIP).
Quando se fala de disponibilidade de sinal 5G, a vencedora é a americana T-Mobile; em jogos, o melhor resultado é da U Mobile, da Malásia. 11 operadoras empataram na experiência de vídeo, enquanto as japonesas SoftBank e Au foram vencedoras na qualidade de chamadas VoIP.
As operadoras brasileiras ainda precisam fazer expansões significativas do 5G, sobretudo na melhoria da cobertura nas cidades onde o serviço já foi ativado. Em abril, a Opensignal divulgou que o sinal 5G está disponível em menos de 10% do tempo.
O estudo foi baseado em medições realizadas nos primeiros 180 dias do ano de 2024 e está disponível no site da Opensignal (em inglês).