Claro ativa 5G na frequência de 3,5 GHz em mais três capitais
Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) recebem 5G "puro" da Claro; rede está disponível apenas em alguns bairros
Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) recebem 5G "puro" da Claro; rede está disponível apenas em alguns bairros
Aos poucos, o 5G na frequência de 3,5 GHz vai chegando a mais cidades. Depois de Brasília (DF), é a vez de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) receberem a tecnologia. A Claro ativou a rede nas três capitais nesta sexta-feira (29). TIM e Vivo também ligaram as antenas.
A Claro chama seu 5G na frequência de 3,5 GHz de 5G+. É uma forma de diferenciar do 5G DSS, que foi lançado há dois anos e compartilha as frequências do 4G, o que o impede de atingir grandes velocidades.
Por enquanto, a rede de quinta geração em frequência exclusiva está disponível em apenas alguns bairros das três capitais.
A Claro destaca que não é preciso mudar plano, alterar contrato ou trocar o chip para usar o 5G+: basta ter um aparelho compatível.
Como o Tecnoblog apurou há algumas semanas, quando o 5G foi lançado em Brasília, isso não vale para o padrão Standalone (SA).
O SA usa núcleo de rede exclusivo, ao contrário do Non Standalone, que compartilha o núcleo de rede com o 4G. Na Claro, a tecnologia está disponível apenas em um plano que custa R$ 149,99 mensais, no débito automático, e demanda a troca do chip.
A compatibilidade com o 5G SA também é mais limitada: apenas aparelhos de topo de linha costumam funcionar com esse padrão, e geralmente demandam atualizações de software.
Esta semana, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou que vai falar pessoalmente com a Apple para que o update seja liberado.
De qualquer forma, a diferença entre NSA e SA tende a ser pequena. Os dois têm velocidades altas, mas a latência do SA pode ser um pouco menor.
A Claro não é a única operadora a oferecer o 5G nessas cidades. TIM e Vivo também ativaram suas redes.