Claro, TIM e Vivo ativam 4G de 700 MHz em São Paulo

Frequência mais baixa permite maior cobertura de 4G em ambientes internos

Lucas Braga
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Antena de celular

A Anatel liberou nesta terça-feira (24) a utilização da frequência de 700 MHz em São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, e as operadoras Claro, TIM e Vivo já anunciaram a expansão da rede 4G.

A frequência se soma aos 2.600 MHz (banda 7) e 1.800 MHz (banda 3), já utilizados por operadoras de celular para 4G na capital paulista e no ABC. A novidade é muito importante para os usuários de telefonia móvel, uma vez que a faixa de 700 MHz (banda 28) permite maior penetração de sinal, melhorando a cobertura em ambientes internos.

Claro

Em nota, a Claro diz que acaba de ativar a faixa de 700 MHz em São Paulo e que também iniciou as transmissões nesse espectro em São Bernardo do Campo, Santos e Franca.

A operadora ressalta que a combinação da nova faixa de 700 MHz com as existentes de 1.800 MHz e 2.600 MHz adiciona capacidade de transmissão, e que quando utilizadas com MIMO 4×4 e modulação 256QAM, da tecnologia LTE Advanced Pro (também conhecida como 4.5G), permitem velocidades até 10 vezes superiores ao 4G convencional.

TIM

A TIM informa que acaba de ativar a rede de 700 MHz na cidade de São Paulo, ampliando sua capacidade indoor em uma das maiores cidades da América Latina. A operadora já estava com sua infraestrutura pronta desde julho em mais de 600 estações rádio-base, aguardando apenas a liberação da Anatel.

Os 700 MHz serão importantes especialmente para a TIM, uma vez que é a única frequência baixa que a operadora tem o direito de utilizar em São Paulo. Tanto a Vivo quanto a Claro possuem licenças para operação em 850 MHz (2G e 3G), uma grande vantagem técnica frente a TIM e Oi.

Vivo

A Vivo informa que amplia a cobertura 4G com a frequência de 700 MHz na cidade de São Paulo, e que “após a finalização dos trâmites legais e regulatórios da Anatel, segue com a ativação em mais 12 municípios do estado, entre eles todo o ABC Paulista (São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), e litoral sul com as cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão”.

A operadora, que anunciou a expansão de chamadas VoLTE no estado do Rio de Janeiro, informa que cobre 932 municípios com 4G de 700 MHz. O serviço já chega a todas as capitais, com exceção de Florianópolis (SC).

Quem pode usar?

As operadoras não cobram a mais para quem acessar a rede de 700 MHz. Se você já utiliza o 4G atualmente, só precisa se preocupar em ter um aparelho compatível com a banda 28.

Se seu aparelho não tiver suporte, a qualidade de sinal não irá melhorar. Quase todos os modelos vendidos atualmente no Brasil já possuem compatibilidade com a frequência, mas vale a pena checar a ficha de especificações técnicas no manual ou no site da fabricante.

É importante lembrar que, entre as quatro grandes operadoras, a Oi fica de fora da brincadeira dos 700 MHz, uma vez que não arrematou os direitos de uso no leilão de frequências da Anatel.

Leia | Quais as bandas de 4G no Brasil? [saiba a da sua cidade]

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.