Não Me Perturbe recebe 1,5 milhão de cadastros em uma semana, diz Anatel
Lista bloqueia telemarketing de Claro/NET, Oi, TIM e Vivo; Anatel lembra que serviço não substitui cadastro dos Procons estaduais
Lista bloqueia telemarketing de Claro/NET, Oi, TIM e Vivo; Anatel lembra que serviço não substitui cadastro dos Procons estaduais
O site Não Me Perturbe foi lançado há apenas uma semana e já tem quase 1,5 milhão de cadastros para bloquear ligações de telemarketing das operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. A Anatel lembra que esse serviço não substitui as listas de bloqueio dos Procons no Distrito Federal e em estados como São Paulo e Minas Gerais.
Para solicitar o bloqueio, é necessário visitar o site Não Me Perturbe e informar seu nome completo, CPF, endereço de e-mail e números de telefone. Então, você escolhe as operadoras que deverão suspender as ligações de telemarketing; o prazo é de até 30 dias.
O serviço Não Me Perturbe chegou a 1,459 milhão de cadastros até a noite de segunda-feira (22). As operadoras tiveram que criar uma lista única de bloqueio a telemarketing após uma ordem da Anatel. A medida vale apenas para as empresas de telecomunicações, nos setores de telefonia, TV por assinatura e banda larga; elas realizam cerca de 32% das ligações indesejadas.
A Anatel lembra que a lista do Não Me Perturbe não substitui os cadastros mantidos por Procons de alguns estados e do DF, pois eles bloqueiam o telemarketing de todas as empresas, incluindo bancos, financeiras e imobiliárias — não só das operadoras.
Este mês, o Distrito Federal lançou o cadastro “Me Respeite” para bloquear o recebimento de ligações e de mensagens de telemarketing em até cinco números. E no início do ano, o Ceará fez o mesmo após a aprovação de uma lei estadual.
Procons de diversos estados oferecem um cadastro para bloqueio de telemarketing. São Paulo foi o primeiro, em 2009; desde então, outras unidades federativas fizeram o mesmo, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
O Procon-RS tem mais de 200 mil telefones cadastrados no Rio Grande do Sul, e aplicou cerca de R$ 17 milhões em multas desde 2010 para quem desrespeitou o bloqueio. Por sua vez, o Bloqtel do Mato Grosso do Sul tem 22.595 números em sua lista, e 608 empresas impedidas de fazer ligações de telemarketing.
O estado do Mato Grosso analisa uma lei estadual que criará um cadastro de bloqueio de telemarketing. E, há alguns anos, Pernambuco e Piauí têm leis que estabelecem a criação de uma lista de bloqueio mantida pelo Procon — mas elas ainda não saíram do papel.
Reunimos abaixo, em ordem alfabética, os estados com cadastros de bloqueio de telemarketing:
Se você mora em Natal, no Rio Grande do Norte, pode solicitar o bloqueio de telemarketing no endereço www.natal.rn.gov.br/bloqueiotelmkt. A cidade do Rio de Janeiro sancionou a criação de um cadastro semelhante em abril, mas ele ainda precisa ser implementado.
Com informações: Anatel, Teletime.