Para silenciar chamadas no WhatsApp de números desconhecidos é preciso acessar os ajustes de privacidade das ligações pelo aplicativo e ativar a chave do recurso. O processo pode ser feito pelo Android ou pelo iPhone.

Segundo a Meta, um número desconhecido pode pertencer a uma pessoa sem interações passadas no mensageiro ou que não figura na lista de contatos de um usuário. Contudo, mandar uma mensagem para essa pessoa fará com que ela não seja mais considerada um número desconhecido.

As configurações de privacidade do silenciamento de números desconhecidos farão com que ligações estranhas não toquem no celular. A chamada desconhecida então será registrada na aba “Ligações” e nas mensagens de notificação do usuário.

A seguir, saiba como silenciar chamadas desconhecidas no WhatsApp pelo celular.

1. Inicie o WhatsApp no dispositivo e acesse o menu de configurações

Abra o WhatsApp pelo Android ou iPhone, uma vez que o processo é basicamente o mesmo em ambos os dispositivos. Em seguida, toque no menu de três pontos e vá em “Configurações” (Android) ou pressione o ícone “Configurações” localizado no canto inferior direito (iPhone).

2. Entre na seção “Privacidade” do WhatsApp e vá em “Ligações”

Entre na seção “Privacidade” e acesse “Ligações” na tela seguinte para silenciar chamadas no WhatsApp de números desconhecidos.

3. Ative a chave do recurso “Silenciar números desconhecidos”

Ative a chave para não receber chamadas de números desconhecidos no WhatsApp com notificações de toque.

Posso silenciar chamadas desconhecidas do WhatsApp no PC?

Sim, bastando fazer o processo de silenciamento pelo celular, já que as versões do WhatsApp para PC espelham os ajustes feitos no dispositivo móvel. Usuários de Mac também podem fazer o processo pelo WhatsApp Desktop ao entrar nos ajustes de privacidade das ligações e ativar a chave de silenciamento.

O que acontece ao silenciar chamadas desconhecidas no WhatsApp?

Silenciar chamadas desconhecidas pelo ajuste de privacidade do WhatsApp fará com que seu dispositivo não toque quando receber ligações de números estranhos. Contudo, você poderá retornar uma ligação silenciada no WhatsApp pela aba “Ligações”.

Consigo silenciar chamadas dos meus contatos no WhatsApp?

Não, mas dá para tirar o toque em dispositivos Android. O método exige entrar nos dados de uma conversa, acessar “Notificações” e escolher “Nenhum” como som de ligação. No iPhone só há a opção para silenciar as notificações de um contato no WhatsApp, embora as ligações continuem tocando no celular.

O WhatsApp permite bloquear chamadas de desconhecidos?

Sim, desde que você bloqueie a pessoa. Se você bloquear um número no WhatsApp, o indivíduo não poderá mais te ligar pelo mensageiro. Também é possível bloquear grupos específicos no WhatsApp para não ser adicionado novamente, o que impedirá o recebimento de chamadas desses bate-papos coletivos.

Qual a diferença entre silenciar e bloquear chamadas no WhatsApp?

Silenciar uma chamada só vai fazer com que o seu celular não toque, mas não impedirá que a ligação aconteça. Já a ação de bloquear chamadas no WhatsApp ao bloquear um contato impedirá que essa pessoa restringida consiga fazer ligações de voz ou vídeo com você.

Posso desativar o recurso de chamadas do WhatsApp?

Não, não há uma forma nativa para desativar o recurso de chamadas do WhatsApp. Algumas alternativas envolvem bloquear certos contatos para não receber ligações deles ou tirar o toque das chamadas recebidas no mensageiro.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.