Anatel suspende vendas de chips na Claro, Oi e TIM
Coletiva sobre o assunto está agendada para o fim da tarde.
Coletiva sobre o assunto está agendada para o fim da tarde.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja suspender a venda de novos SIM Cards (os chips) na Claro, Oi e TIM e alguns estados. A informação foi apurada pelo jornal Folha de São Paulo e confirmada na tarde de hoje pela agência numa coletiva de imprensa. A proibição vale tanto para SIM Cards de voz como SIM Cards de dados a partir da próxima segunda-feira (23).
Os técnicos da Anatel trabalhavam na manhã desta quarta-feira (18) na documentação para solicitar a suspensão da venda de SIMs da Claro em três estados, da Oi em cinco estados e da TIM em 19 estados. Somente uma operadora será proibida de vender chips por estado. A Vivo, aquela com maior base de assinantes e maior cobertura 3G, não entra na lista de proibições da agência porque não teve registrado pior índice de qualidade em nenhum estado.
O Conselho Diretor da Anatel explicou que a medida é similar à adotada em relação ao serviço de banda larga Speedy, oferecido pela Vivo (antiga Telefônica) no Estado de São Paulo. A comercialização do serviço ficou suspensa por dois meses até que a operadora provou à Anatel ter feito os investimentos necessários para atender à demanda de clientes com qualidade.
Veja a lista de proibições abaixo.
Tentamos contato com as operadoras afetadas pela decisão da Anatel. Leia as respectivas respostas na íntegra.
A multa fixada para o caso de uma operadora descumprir a decisão foi fixada em R$ 200 mil por dia e por UF em que a transgressão acontecer.
Atualizado às 18h40.
Leia | Como bloquear o chip de um celular roubado ou perdido