Início » Telecomunicações » Vivo realinha frequências e amplia capacidade de sua rede 3G

Vivo realinha frequências e amplia capacidade de sua rede 3G

Lucas Braga Por

Há alguns anos, a Vivo comprou em diversos estados brasileiros o direito de uso da Banda L, uma faixa de frequências em 1.900 MHz com 5 MHz de espectro. Essa licença permitiu que a operadora iniciasse suas operações no Nordeste e ampliasse a capacidade das redes 2G em outros estados. Entretanto, a Anatel autorizou que a operadora realinhe essa frequência para 2.100 MHz, permitindo explorar 3G nessa licença.

Prédio da Vivo em São Paulo (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

A Banda L, quando foi leiloada pela Anatel, tinha como objetivo a oferta de serviços de terceira geração. Só que o padrão do 3G adotado pelo Brasil (euroamericano) não compreende a utilização dessa frequência. Como a Vivo não tinha operação em GSM no Nordeste, aproveitou a frequência para explorar a região e atingir a cobertura nacional. Em outras regiões, a operadora utilizava a frequência de forma a complementar a cobertura 2G.

Com a nova mudança, a Vivo deverá expandir sua cobertura 3G (que atualmente compreende 3.121 cidades) para mais 206 municípios. Além disso (e talvez mais importante), é que a faixa passará a complementar o serviço de terceira geração. Com a posse da banda J, a Vivo possui 10 MHz de espectro. O realinhamento das frequências permitirá que a operadora aumente seu espectro em mais 5 MHz e melhore a sua capacidade de serviço.

O realinhamento não vale para o Nordeste. Como por lá a operadora não possui operação GSM em 850 MHz, é inviável manter apenas a frequência de 1.800 MHz, tendo em vista que ainda existem aparelhos que não funcionam simultaneamente nas duas frequências. Apenas em 2015 a operadora deverá efetuar a mudança na região, e espero que até lá as redes 2G já estejam em desuso.

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Rocha
to com uma duvida... a frequência 3G da vivo no ES todo é 2100MHz ?
Ivan Costa
Ai amigo estou com uma duvida e ficarei muito grato se poder me ajudar , preciso comprar um repetidor 3G pra usar em Pirapora do Bom Jesus SP, so que preciso saber qual a frequencia a vivo opera na cidade , falei com alguns atendentes , mas pelo que vejo essa pergunta nao e muito comum para eles , pois em uma ligacao falam uma coisa e em outra ligacao fala outra, vc por acaso tem essa informacao . desde ja agradeco sua atencao e colaboracao.
Wellington Gabriel de Borba
Vai demorar muito para as redes 2G serem desativadas, ainda existem muitos aparelhos que funcionam apenas nessa tecnologia e essas pessoas que os possuem em sua maioria não ve sentido em migrar para 3G, pois seus aparelhos são de fato apenas para chamadas.
Lucas Braga
Se você está extrapolando a franquia de dados do seu plano é porque ele não é o mais adequado para o seu uso. Verifique outros planos na operadora e mude para um maior :)
@leossoliveira
Tomara que eles aumentem a velocidade da conexão quando acaba a franquia do 3G.

Hoje o Vivo On diz dar 200Mb (que dura menos tempo que o antigo plano que eu usava de 100Mb) em velocidade máxima do 3G e depois cai para desumanos 32kbps!
Cristhian Vieira
Como seu vivo on fica a um mega assim, aqui depois de 200mb reduz pra 32kbps e não se usa mais nada, pra ser sincero, apenas msgs no whatsapp, não da pra mandar nem foto. Aplicativo nenhum carrega, é inutilizavel, completamente.
Cristhian Vieira
Tecnoblog, sugiro que façam uma materia deflagrando o abuso das operadoras a reduzirem a velocidade nominal da internet a 32kps nos planos pré pago e controle, e ate mesmo em alguns planos pós pago.

Alegam que esse valor é razoável para acessar paginas, todos sabemos que não é, gostaria que houvesse uma matéria comprovando o que se é possível utilizar com essa velocidade.
Lucas Braga
Existir ele existirá, mas estará em desuso. TDMA funcionava até pouco tempo atrás...
marcelmaieda09
Na região de Lins/Tupã/Marilia a rede de dados da vivo está péssima. cancelei meu plano e mantive em pré pago...se é pra não funcionar que seja pagando 9,90 e não quase 100 reais só em internet...
viniciusghietti
Acho que a Vivo é a menos pior das operadoras, pelo menos em qualquer lugar que eu vou tenho cobertura 3G e uma velocidade de internet aceitável (normalmente fica em 1 mega, pois tenho vivo on, mas dependendo da cidade fica em uns 300 ou 500 kbps que é "navegável"). Espero que melhore a rede 3G :)
André Noia
Tomara que o 2g se mantenha por um bom tempo, pois o Whatsapp funciona perfeitamente nessa modalidade sem drenar sua bateria.
Vítor Nascimento
Realmente, as Redes da VIVO estavam muito instáveis nos últimos dias. Era impossível se comunicar, ou se manter conectado com frequência usando o 3G, por mais que a rede não oscilasse. Hoje para tudo estar mais estável, ainda bem.
diogosilva
É muito otimisto achar que as redes 2G deixarão de existir até 2015. Aguardemos para ver!
RamonGonz
caramba percebi muitas instabilidades na rede nas ultimas semanas, acho que foram esses ajustes... Espero que estabilize novamente (nos ultimos dias aparentemente ja estava OK). Nunca tive problemas relacionados a sinal com a Vivo e espero que de certo.