Seu celular foi roubado e você precisa descobrir o IMEI para bloquear na operadora? É mais complicado de ter esse número se você não está mais com o aparelho, mas não é impossível: dá para procurar o código na caixa ou em algumas contas que você conectou ao aparelho. E, se não conseguir, também tem como bloquear o celular sem o IMEI.
Se você não sabe, o IMEI é o International Mobile Equipment Identity (ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em tradução livre). Ele é um número identificador único e global, presente em aparelhos telefônicos (como celulares) e no Brasil é usado para bloquear o celular em caso de roubo ou furto.
Além disso, o IMEI também é responsável por descobrir se um celular é pirata ou bloqueado na Anatel, uma vez que a Agência Nacional de Telecomunicações passou a bloquear celulares piratas no Brasil.
Como descobrir o IMEI de um celular (mesmo depois de roubado)
Existem algumas pistas para descobrir o IMEI do seu celular que foi roubado ou perdido. Assim, você pode bloquear o IMEI do aparelho na operadora. Olha só:
Se você ainda tem a caixa do celular, o código IMEI fica próximo ao código de barras do aparelho. Ele é composto por quatro grupos de números, como 001970-01-010000-0. O IMEI também pode aparecer sem hífen, mas deve ter entre 15 e 16 dígitos.
Se você tem um iPhone, acesse appleid.apple.com e entre com o ID Apple que estava conectado no celular que foi roubado ou perdido. Em Dispositivos, clique no seu iPhone. O modelo, versão do sistema, número de série e também o IMEI devem aparecer.
Se você tem um Android, acesse o site Encontre meu dispositivo e faça login com a conta do Google que estava conectada no celular. Então, procure o celular na barra lateral e clique em (i). O IMEI do aparelho deve aparecer.
Se você tem um Galaxy, acesse o site Buscar telefone e faça login com a sua conta Samsung que estava conectada no celular. Então, procure o celular na barra lateral e clique nos três pontinhos. Depois, entre em Informações do IMEI e o código do aparelho deve aparecer.
Como bloquear um celular roubado sem o IMEI
Caso nenhuma das alternativas acima tenha dado certo, ainda há esperanças. Segundo a Anatel, não é mais necessário informar o número do IMEI para bloquear um celular roubado. Você precisa apenas informar o número do telefone e, caso ele tenha dois chips, fale o número das duas linhas.
Vale lembrar que, se você teve o celular roubado ou furtado, também é necessário fazer um boletim de ocorrência. Veja mais detalhes em celular roubado? Como bloquear o IMEI do aparelho na operadora. Depois, basta entrar em contato com a a operadora. Esses são os números de contato:
- Claro: 1052
- Oi: 1057 ou *144
- TIM: 1056 ou *144
- Vivo: 1058 ou *8486
- Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
- Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333
Vale apontar que a operadora poderá solicitar seu documento de identidade, boletim de ocorrência e outras informações relevantes antes de efetuar o bloqueio.
Comentários
Envie uma pergunta