Início » Telecomunicações » Claro, Oi, Vivo e TIM podem bloquear o IMEI do celular por falta de pagamento

Claro, Oi, Vivo e TIM podem bloquear o IMEI do celular por falta de pagamento

Operadoras não respondem ao Tecnoblog; sindicato afirma que as operadoras "seguem a regulamentação em vigor"

Jean Prado Por

Normalmente, o bloqueio de IMEI é feito em duas situações: caso o celular tenha sido roubado, furtado ou extraviado, ou se o aparelho é considerado pirata. No entanto, o Tecnoblog apurou que as operadoras Claro, Oi, VivoTIM têm uma cláusula nos contratos de planos pós e controle que abre a possibilidade para o bloqueio de IMEI caso a fatura esteja com mais de três meses em atraso.

Os contratos de Claro, Vivo e TIM preveem a desativação definitiva da "estação móvel" do assinante e recisão do contrato (no contrato da Claro, é a seção VII, item 7.1, alínea e). Estação móvel é um termo usado para se referir ao celular e ao chip conectado no aparelho, e uma das formas de desativá-la é bloquear o IMEI do aparelho na Anatel.

A Oi é a única operadora que deixa o impedimento mais claro: no item 7.1.3 do contrato, a operadora diz que pode "desativar definitivamente o aparelho do Cliente". Quando o IMEI do celular é bloqueado, ele fica impossibilitado de conectar à rede de qualquer operadora; neste caso, o desbloqueio só é possível com a quitação das dívidas.

Cuidado ao comprar celular usado

Apesar de ser uma cláusula prevista no contrato de várias operadoras, o Tecnoblog encontrou principalmente relatos de clientes da Claro. Os casos costumam acontecer por conta de programas como o Claro up, em que o usuário paga a parcela do celular e do plano ao mesmo tempo e pode trocar de aparelho depois de um ano. No entanto, também apuramos que o bloqueio pode acontecer por dívidas em planos pós.

A maioria dos casos diz respeito a um consumidor que comprou o celular usado de outra pessoa, que por sua vez já tinha sido cliente do Claro up ou de outro plano pós da operadora Claro. O novo usuário — que já estava em outra operadora — acabava tendo o IMEI do celular bloqueado por uma dívida do antigo comprador. Ainda que o consumidor consulte o IMEI no site da Anatel, o sistema não informa sobre possíveis dívidas associadas ao código do aparelho.

Por exemplo, um relato no ReclameAqui diz que um aparelho que ele comprou foi bloqueado com 1 ano e 3 meses de uso porque "o dono anterior comprou o aparelho em um plano e cancelou/não pagou o plano". O cliente entrou em contato com a Anatel, que esclareceu, segundo ele, que "o IMEI informado está vinculado ao plano Claro up o qual possui como regra a suspensão do IMEI que em caso de não pagamento do parcelamento o aparelho é suspenso sendo liberado após quitação do débito".

Tal bloqueio não está previsto no regulamento do Claro up, e sim no contrato de adesão ao plano pós tanto da Claro quanto da Vivo e TIM. Um advogado especialista em direito eletrônico consultado pelo Tecnoblog diz que “contratos de adesão como esses precisam de linguagem clara, acessível e objetiva, de fácil leitura e compreensão”, de acordo com o art. 54 do Código de Defesa do Consumidor. Segundo ele, o contrato pode “induzir o consumidor a erro por não ter termos claros sobre o que a empresa pode ou não fazer”.

Operadoras não respondem

Procurada pelo Tecnoblog, a Claro não respondeu a diversos questionamentos, como se ela confirma a prática de bloqueio de IMEI por falta de pagamento no Claro up ou em planos pós. Ela e a Oi, Vivo e TIM decidiram não se pronunciar diretamente. O SindiTelebrasil, que representa as empresas, se limitou a declarar que "as operadoras seguem a regulamentação em vigor, estabelecida pela Anatel".

O Tecnoblog também entrou em contato com a Anatel. Segundo o posicionamento, "em princípio, não se vislumbra a possibilidade de se cadastrar um IMEI no CEMI [Cadastro de Estações Móveis Impedidas] por falta de pagamento em um plano pós", mas a agência ressaltou que "é necessário verificar o que consta no contrato desse aparelho", indicando que a prática é permitida.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mecadere19761996
Wana have fun with a hot girl?😏My Whatsapp +4-850-530-07-78 😘⠀⠀⠀⠀⠀Disqus message:4350029
kimuga
Loоking for sеxting https://www.google.com/#btn... Add me, my id 141542
Paulo Camargo
Eu comprei um alcatel a5 em uma loja conhecida no Brasil inteiro. E nesta semana recebi uma mensagem da Claro que meu IMEI seria bloqueado "CLARO avisa:este celular IMEI ... e irregular e deixara de funcionar nas redes celulares. Acesse anatel.gov.br/celularlegal ou ligue 1052"Eu comprei o celular por "original" nesta loja, e meu plano da claro está em dia.
Rmavalli
Atualmente é inútil isso, a ANATEL está bloqueando todos os IMEIs que estão em aparelhos incorretos.
ɪɢѳʀ ʂуҡɛʀѕ
Mano existe aparelhos para apagar o imei e gera um imei válido eu mesmo tenho esse aparelho
ɪɢѳʀ ʂуҡɛʀѕ
Eu tenho um aparelho q apaga o imei do celular foda-se essas operadoras
Rosimeire
Olá! Assim que lançou o celular Le Novo K5, fui as lojas Pernambucanas e comprei o aparelho, com nota fiscal, tudo de forma regularizada, e derrepente parou de fazer e receber ligações, levei até autorizada da Le novo, Motorola no Tatuapé e fui informada pelo atendente que meu IMEI foi excluido, isto se tratando de um celular com nota e tudo dentro das normas legais, no mes de outubro de 2018.
Paulo H Monteiro
Bom. Por favor alguém possa ser mais claro. Prefiro perguntar aqui... Ia sim vou direto a minha operadora buscar isso. E se assim persistir vou levar isso a alguém... Tenho meu moto g5s plus, comprei sem operadora nenhuma... Já havia o mesmo chip mesmo ( vivo )... Agora que tenho um plano da vivo...um plano controle. Mesmo assim se houver algum erro meu em deixar de pagar ( 3 ) meses mesmo assim a sss operadoras podem bloquear o meu IMEI?
Vitor Hugo
não tem como pq a operadora não consegue descobrir seu modelo de celular pela rede telefônica (só se ela for inteligente o suficiente pra cruzar os dados do app da operadora, que consegue acesso a esse tipo de informação) e se o aparelho "original" do IMEI não for mais ativado na rede de qualquer operadora (o que não deve acontecer mesmo, já que ele está quebrado), não daria pra saber que é um IMEI trocado.
Meninão Bobo
é o que ta escrito na noticia.
Meninão Bobo
Galera não adianta querer comprar aparelhos mais barato, mesmo lacrado o certo é comprar na loja oficial ou de conhecido. Enquanto tiver gente querendo comprar aparelho barato, vai ter gente roubando e dando golpe. Simples assim.
Meninão Bobo
O negocio é comprar aparelho na loja oficial ou de pessoas de confiança, esse lance de comprar usado só alimenta o mercado de roubos e golpes...
Meninão Bobo
Claro que foi isso o mestre dos magos, o pessoal faz um plano que custa mil reais por mês pega os aparelhos e sai vender mais barato que na loja e vem lacrado e dane se o CPF/CPNJ do contrato.
Meninão Bobo
Bem feito foi comprar smartphone barato tomou na cabeça, pessoal quer sempre sair na vantagem, smartphone ja está com preço de carro usado e precisa tomar os mesmo cuidados na hora de comprar um carro.Acho é pouco, compra smartphone mais barato ou é golpe ou é roubado, quer comprar compre na loja ou de pessoas de confiança. Meu smartphone quando roubaram deixei sem bloquear por 10 dias pro ladrão conseguir vender para algum malando e depois mandei bloquear o IMEI. Não adianta pessoal enquanto tiver gente querendo ser o esperto comprando aparelhos barato, vai ter gente roubando e dando golpes...
Flávio S. Menezes
O aparelho está na modalidade de compra de comodato. Quando comprei meu celular na Claro com desconto, a mesma havia informado no contrato que o celular é de propriedade da Claro S.A. e que somente após 12 meses de plano que o aparelho viria a ser definitivamente meu. O complicado é que o celular não possui documentação do proprietário, diferente de um carro que no documento vem constado que é Alienado.
Higo
Isso ainda vai dar muito pano pra manga. Pra começar, fere o princípio da vedação da dupla punição, já que o cliente também é punido com a inclusão do eu nome nos serviços de proteção ao crédito e suspensão do serviço de telefonia. Além disso, um eventual comprador de um celular usado pode alegar que está sendo punido injustamente, inclusive baseado em um contrato que ele não assinou. É uma cláusula leonina que cai facilmente na mão de um bom advogado.
Renan Mendes
Pois é. Já que com a crise, tem muita gente comprando aparelhos usados e existe até empresas especializadas nisso(trocafone, refone...).
Daniel
Acho que na justiça isso teria peso. (As operadoras "tem" de ter algum meio de informar a alienação fiduciária. Se elas não tem esse meio quem comprou com nota direitinho não pode ser lesado).
Daniel
Eu preferiria comprar outro (e) ir a justiça, demora, mas um caso desse, se houver todas as provas direitinho acho que é causa ganha. Ainda pediria idernização pelo tempo que fiquei sem poder utilizar o aparelho e os transtornos que me causou.
marcos_5000
Poder desbloquear, pode. Só falta eles quererem.Eu já tive um smartphone roubado e tentei bloquear o IMEI, depois de ligar várias vezes e passar muitos minutos, desisti porque a operadora não queria bloquear
wuhkuh
Dar dão, mas todos os relatos que apareceram foram de aparelhos cedidos!
Felipe Silva
E como exatamente a ANATEL fiscaliza se o IMEI do celular foi trocado?Ela pode saber se o imei não está na lista de imeis validos ou se tem 2 iguais, mas não vejo como saber se ele foi trocado.
Felipe Silva
As operadoras tiveram espaço para responder os questionamentos e deixar claro esses pontos e não quiseram.Os contratos de pós pago dão margem para bloquear o imei de celulares mesmo não comprados na operadora com desconto.
Felipe Silva
Um carro tem como consultar informações sobre a divida, um celular não, então como fica a situação?
Eduardo Barreto
Essas agências governamentais, como Claro, Tim, Oi, Vivo...
Ian Carlos ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Tem sim como desbloquear, só não é tão simples como bloquear. Para desbloquear têm que ser efetuado vários procedimentos de comprovação, envio de documentos (RG, CPF), envio da nota fiscal, e boletim de ocorrência.
Raniere Pereira
Cara, IMEI é o "RG" do aparelho, se ele morreu, cadastro dele morre junto.
Raniere Pereira
Ter a até tem mas o celular entra na lista de clones e como a Anatel está bloqueado aí era só esperar.
Raniere Pereira
Eu acho que isso se aplica aos aparelhos que são adquiridos junto com o plano (pós ou controle), porque se não for nessas condições, eles não tem poder algum que lhes de direito de fazer tal coisa.
Adriano A. Mendonça
Não faça isso. É um problemão .
Geraldo Lopes
Então o bloqueio funciona MESMO... e tão bem que nem a própria operadora consegue desbloquear. Caramba!
Osmar
Leia o link que enviei. A compra do aparelho que é ilegal no brasil.
Osmar
Não, pra mim vc tem explicar nada.A operadora não quis desbloquear o IMEI que vc mesmo solicitou, vc deveria procurar seus direitos, Procon, colacava na justiça, tinha que fazer mais barulho. Agora depois de tanto tempo, vai valer essa trabalheira toda? Sendo um aparelho antigo como vc mesmo menciona. É mais válido pagar alguém pra trocar o IMEI, talvez consiga por 100 já que o aparelho é antigo. Mas fica um observação, esse outro IMEI que será colocado ele pode durar pra sempre ou simplesmente uns 6 meses, tem esse risco, pois já apareceu na minha loja telefone com IMEI bloqueado e que já tinha sido trocado, o modelo da numeração não batia com a do aparelho, se não me engano essa troca do IMEI é feito de forma aleatória.
Jairo ☠️
Quem encaminha os IMEIs são as operadoras nacionais , só usar um IMEI de outro país .
Fernando Guerra
A Anatel começou esse ano a bloquear todos os aparelhos com IMEI adulterado, tem como saber pq o IMEI diz qual o modelo do celular, logo o modelo do IMEI e o modelo real não iram coincidir, além de se vc pega o IMEI de um aparelho do mesmo modelo ele vai ser um IMEI duplicado, que também será bloqueado pela a resolução da Anatel. Eles já começaram aplicar isso no DF e já rodou 70K de imeis
Fernando Guerra
A questão não é essa, é que esses aparelhos foram comprados e não foram pagos, pois o valor vem na fatura da linha, é igual quando vc compra um carro e nao paga, o banco vai tirar o carro de vc
Fernando Guerra
Legalmente se vc n tem nota fiscal ele não é seu. Se ele entrar na justiça ele vai ser obrigado a apresentar a nota fiscal do aparelho pra provar q o aparelho veio de meios lícitos.
Fernando Guerra
N adianta, a Anatel vai começar a bloquear aparelhos com IMEI inválidos e duplicados apartir de dezembro. Se vc usa um gerador, ou o IMEI n vai coincidir com o modelo do seu celular (inválido) ou ela vai estar duplicado, sendo usado um IMEI q já foi ativado em outra parte do mundo, Ou seja, vai ser bloqueado
Fernando Guerra
Aí o modelo do seu celular n vai coincidir com o IMEI dele, ou o IMEI vai estar duplicado, logo, a partir de dezembro vai ser bloqueado automaticamente pela Anatel.
Renan Mendes
Vá preparando um IMEI válido.
Renan Mendes
Compra um iPhone 3g no Mercado Livre(80,00 em média), e use o IMEI dele para inserir no aparelho bloqueado.Profit.
Renan Mendes
Como você vai terminar de pagar um bem que foi doado a você, com nota fiscal em seu nome com valor 0/reduzido? Pois é isso que a claro faz, não vem parcelamento do telefone na fatura e nem nada, vem apenas o valor do plano.
Renan Mendes
Na verdade, o valor do celular não vem parcelado na fatura. Muitos celulares desses são com NF com valor 0/reduzido. A operadora "dá" o aparelho na contratação de um plano pós e o cliente paga apenas o valor do plano, não um parcelamento ou algo assim.Pelo menos isso foi o que acontece na claro.
Renan Mendes
Mas deveria aparecer que tal aparelho está vinculado a um plano pós com fidelização, algo como acontece quando você vai consultar a placa de um carro no Detran(e aparece que ele está com alienação fiduciária, não podendo ser vendido/transferido sem o aval da IF).
Renan Mendes
Caso de você procurar seus direitos com quem te vendeu.
Renan Mendes
Simples troca de IMEI não é crime federal que dê competência para a PF apurar.Abs.
tuneman
ok, então pra não ter que explicar pra você que focinho de porco não é tomada eu vou apenas colar o conteudo dos comentários que ele colocou logo acima:"Precisei bloquear o IMEI do celular da minha irmã, pois ela havia perdido. Na época eu liguei na operadora (Tim), passei o IMEI e o número da nota fiscal para confirmarem que era dela mesmo. Três dias depois acharam o celular e quem disse que conseguimos desbloquear o IMEI? Nem a Tim, nem ninguém podia/queria/conseguia fazer isso. Quero ver como vai ser isso ai, os caras bloqueando IMEI adoidado e depois não desbloqueiam...""A gente acabou desistindo depois de 2 meses, o celular era um Nokia 5530, tinha uns 3 meses de uso, virou peso de papel."
WALTER CARNEIRO
A Claro é uma das piores operadoras. Tentei uma vez transferir o número pré pago para a Algar e a Claro criou alguns impecilhos para não deixar. Por todos esses absurdos é que eu NUNCA MAIS fiz plano pós. Só faço plano pré pago. Comprei há séculos atrás um celular de operadora. Nunca mais repeti essa burrice insana.
Osmar
Qual foi o motivo que o IMEI foi blqueado? Se o aparelho é dele, tem nota fiscal? É só levar na operadora que eles desblqueiam. Como mencionado o aparelho que faz essa troca do IMEI que é proibido a venda no brasil. Agora se foi comprado usado ( o comprador não sabe se o aparelho foi furtado), e de repente o IMEI é blqueado, sinto muito mais ficar no prejuízo, na operadora só desbloqueia com nota fiscal, ou procura alguém que troque o IMEI, vai perder uns 150 a 250 reias ou mais dependendo do aparelho. Mas só toma cuidado pra essa "cara" que desbloqueia o IMEI não seja armadilha da polícia federal, até explicar que fucinho de porco não é tomada.......
Antonio Araújo
Vai dizer que o cel é teu, tu pode contratar com a empresa que você bem quiser, que Y não pode intervir como ele deve ser utilizado.
Antonio Araújo
Uma operadora impede que o consumidor utilize o serviço de outra por inadimplemento. É como você da calote numa operadora telefone fixo e ter seu endereço residencial proibido de contrair outra operadora.... Ou seja, não tem liberdade contratar com outro concorrente no mercado
Porto Velho
Ao contrário, o aparelho só é bloqueado quando voce compra com desconto na própria operadora.Tinha muito espertinho pegando celular até de graça junto com plano pós, vendendo o aparelho e parando de pagar a conta.
Matheus
Como faz, prpcurei no google mas só tem coisas desatualizadas
Matheus
Esse lixo de operadora, a Claro, bloqueou o imei do meu aparelho alegando um débito que não existe. Ou seja eles lançam um valor indevido pra eu pagar e ainda bloqueiam meu aparelho pelo imei. Coloquei um processo, não pago isso de jeito nenhum.
tuneman
ok, vamos de novo.o aparelho do camarada ai de cima teve o IMEI bloqueado. Aí ele pega e insere o IMEI de um celular velho, que já nem funciona mais....Teria alguma implicação em fazer isso? Tem alguma maneira de fiscalizar essa troca de IMEI caseira?Sendo que ambos os aparelhos são de propriedade da mesma pessoa, você acha isso incorreto?
Lauana Coraiola
Se você comprar um carro de terceiros e ele tiver dívida a situação é a mesma...
Osmar
O problema que não existe meio legal pra fazer esse processo ao menos no Brasil. Dá uma lida nisso aqui. http://g1.globo.com/jornal-...
tuneman
mas tipo assim, eu tenho outros 3 aparelhos danificados aqui totalizando 6 IMEI.Qual seria o problema de usar o de um deles?
Victor H.
E quando é um antigo dono que compra vinculado a um plano, aí depois vende para outra pessoa(meu caso)?
Victor H.
Será que vão bloquear meu Moto G5 Plus? Pois ele foi comprado pelo antigo dono na Claro! E eu comprei ele há 5 meses!
E. Joseph Info
Analisando o texto dessa matéria, chego a seguinte conclusão: desde a constituinte de 88 aos poucos estamos deixando de ser uma democracia onde os direitos individuais do cidadão como propriedade sobre bens móveis e imóveis "devem ser respeitados e garantidos pela constituição" e no momento presente a cada notícia oficial (governo e suas agências e ministérios) nos tornando de fato uma nação "socialista" e quem sabe em pouco tempo, comunista por fato e direito.😔😔😔
angelobio
E mais: vc paga juros já prevendo o percentual de inadimplência. Tenso.
Jairo ☠️
Verdade
Fábio Valentim
É por essas coisas que só uso pré-pago
Osmar
Sim, mas depois vc se acerta com a policia federal.
Jefferson Rodrigues
Tem o PROCON, a anatel e o pequenas causa. Fica no prejuízo quem quiser.
Jefferson Rodrigues
É possível reativar o aparelho, e elas fazem isso.
Maninho
O meliante dessa história foi o revendedor do celular que não quitou primeiro antes de revender. Muito cuidado então ao comprar usados.
Corvo
Em teoria sim mas na prática não tem como, o meliante vai na loja hoje e tira um celular top baratinho pois está atrelado a um plano, anuncia para vender e nesse meio tempo ele ainda não tem nenhuma pendência.
Highlander
Não é difícil, mas com a nova resolução da Anatel de bloqueio de IMEI que tenham sido adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude, esse processo não é mais garantido. Em Brasilia a Anatel passou a bloquear 70k IMEIs por mês após essa nova resolução, imagine quantos não serão em São Paulo e Rio quando for adotado nessas cidades!
Jairo ☠️
É para isto que existe os geradores de IMEI,só procurar.
Wilson Munhoz
Eu concordo com o bloqueio caso o aparelho faça parte exclusiva do pacote de serviços. As operadoras têm que se preocupar com o pós venda e o SAC. Hoje, durante um contato para sanar algum problema técnico , estão mais preocupadas em vender novos produtos do que te oferecer soluções. Resolvendo essa questão acredito que os problemas com a receita serão reduzidos.
Fernando Guerra
Se vc mudar o IMEI do iPhone vc vai estar com um IMEI invalido, a anatel início o bloqueio desses IMEI por causa de roubo de celular e celulares piratas
Hugo Heiki Higa
Ato de má fé por parte das operadoras e negligência da Anatel. As operadoras, na prática, estão repassando as dívidas de outros clientes para outras pessoas que nada têm a ver.
wuhkuh
O Tecnoblog deveria fazer um adendo e dizer que isso se aplica nas vezes em que o aparelho é da operadora e é cedido em forma de comodato, que é exatamente o que esses planos de troca de um ano são!
felipegcoutinho
Como se fosse muito difícil alterar o IMEI né
Rmavalli
Hoje nem compensa mais tentar algo, o celular já não vale nada.
Rmavalli
A gente acabou desistindo depois de 2 meses, o celular era um Nokia 5530, tinha uns 3 meses de uso, virou peso de papel.
tuneman
Mas isso não é perigoso para clonar aparelhos?
tuneman
Não tem como trocar o IMEI? Coloca o de um aparelho que estragou....
Highlander
Safada essa Claro hein, se a pessoa não pagar aciona o SPC
Byte
Mas isso não acontece é de hoje não, ate onde sei em casos que o aparelho e comprado junto com o plano com desconto sempre rolou esse bloqueio, geralmente somente na rede da própria operadora. Já vim muito aparelho por ai com esses bloqueios
Fábio
Uma conhecida minha passou por uma situação parecida. A Vivo só conseguiu desbloquear o IMEI quase um mês depois.
anderson
No Japão, segundo meus amigos que lá mora, a DoCoMo bloqueia emeil caso o cliente não pague as parcelas do smartphone. Uma vez que lá, tem planos de 24 meses de fidelização. Agora, bloquear por não pagar planos ou serviços contratados, isso e novidades BR.
Jairo ☠️
É tão fácil mudar um IMEI de um iPhone , procure no Google .
Bruno Amorim
Justo
Lucas Ribeiro
Porque é desleal ao livre mercado?
Lucas Ribeiro
Sou 100% favorável a isso, mas não como atualmente feito.Os contratos em geral devem obedecer o princípio da boa-fé e, nesse princípio, há diversas obrigaçõezinhas, entre elas a de informação.Quando se joga uma cláusula dessas no meio de outras e não se dá uma atenção especial, jaz morta menina boa-fé. Pra isso valer, tem que ser feito em CAIXA ALTO, EM NEGRITO, se possível com assinatura exclusiva para a cláusula.Obviamente, não passando a mão nas cabeças das operadoras, mas é uma forma aparentemente extremamente eficaz para receber o débito.
Diogo
Eles façam bloqueio de meu aparelho que comprei no varejo por falta de pagamento de um plano pós que não penso duas vezes antes de ir na justiça.Deve ser só os com subsídio das operadoras, embora não seja claro no contrato.
Drax
Baah, já ia deixar de pagar pra bloquearem meu aparelho e tentar ganhar uns danos morais kkkkkCortasse meu barato
Douglas B
Se isso vale só para o pós e só para aparelhos adquiridos na operadora atrelado àquele plano, não vejo problema, visto que a operadora subsidia grande parte do valor, se não pagou o plano automaticamente não pagou o aparelho. Agora, se estivéssemos falando do pré, aí seria quase um crime, visto que os créditos são pagos antes de usar e o aparelho é meu, comprei por fora, e mesmo que eu não pague as parcelas do celular estarei devendo ao cartão de crédito, não à operadora.
Rmavalli
Precisei bloquear o IMEI do celular da minha irmã, pois ela havia perdido. Na época eu liguei na operadora (Tim), passei o IMEI e o número da nota fiscal para confirmarem que era dela mesmo. Três dias depois acharam o celular e quem disse que conseguimos desbloquear o IMEI? Nem a Tim, nem ninguém podia/queria/conseguia fazer isso. Quero ver como vai ser isso ai, os caras bloqueando IMEI adoidado e depois não desbloqueiam...
Deckard
Pois é, comentaristas do G1 chegando por aqui... :P
Fabio Santos
Leia e interprete filho, aparelhos agregados a planos comprados com desconto se você trouxe ou tem outro aparelho sem contrato com a operadora, não terá problema com o mesmo e sim com a linha
Waldecir Faria
Posso estar errado mas esta lista mostra só quando o celular já foi bloqueado não?Acho que ele quis dizer de você poder consultar se seu celular está atrelado com algum contrato que possa bloquear o IMEI. Dessa forma o comprador de um celular usado poderia exigir comprovantes de quitação de dívidas caso necessário.
Jônathas Arruda
o texto não foi claro ou o pessoal comenta sem ler o texto ou ambas as situações. hahaha
Jônathas Arruda
o bloqueio se refere apenas a aparelhos subsidiados e/ou com parcelamento em fatura. não há bloqueio de número de série se o aparelho foi adquirido fora da operadora em questão, como o varejo, por exemplo. nessa situação, apenas o serviço é reincidido.
Jônathas Arruda
você não entendeu. o bloqueio se refere a aparelhos subsidiados, seja com desconto e/ou parcelamento em fatura pós.
Diogo
Creio que o bloqueio só acontece em casos de aparelhos vinculados com desconto em planos.
Tiago Faustino
Show. Então essa parada é só quando ele faz essas compras de celular com desconto embutido na fatura. Menos mal.
Exibir mais comentários