TIM atinge 1.000 antenas de 4G com conexão via satélite e energia solar

TIM tem parcerias com Intelsat e Gilat para levar rede de transporte para antenas; operadora quer 4G em todos os municípios brasileiros até 2023

Lucas Braga
• Atualizado há 2 anos e 3 meses

A TIM quer levar 4G para todos os municípios brasileiros até 2023, mas um dos grandes desafios da operadora é ter acesso à redes elétricas e de fibra óptica para alimentar as antenas. A operadora aposta num modelo que utiliza energia solar e conexão via satélite para atingir locais remotos, e já ultrapassou a marca de 1.000 sites com essa configuração.

A iniciativa, que é chamada pela operadora de Sky Coverage, já atinge seis estados brasileiros – a operadora não detalha quais. Esse tipo de infraestrutura já está presente em distritos, rodovias e resorts. A conectividade via satélite é fornecida pela empresa israelense Gilat, que também prevê o uso da solução para levar 4G ao agronegócio.

O grande problema desse tipo de solução é que a latência da rede móvel costuma ser bem alta, com tempo de resposta que ultrapassa a marca dos 600 ms. Em maio de 2021, a TIM havia feito testes com satélites de órbita terrestre baixa (LEO), como os utilizados pela Starlink. Na ocasião, a operadora atingiu ping médio de 38 ms, o que foi suficiente para fazer videoconferências e chamadas pelo WhatsApp sem queda na qualidade ou interrupções.

TIM e Intelsat devem levar Sky Coverage à região Norte

Por conta da baixa densidade populacional e grande extensão dos territórios, a região Norte costuma ser a mais desassistida em relação a infraestrutura de telecomunicações. A aposta da TIM em soluções de satélite será importante para levar 4G aos municípios e áreas remotas.

Para conectar a região, a TIM deve utilizar o backhaul da Intelsat, que possui a maior rede de transporte satelital na América Latina. Assim como nos sites fornecidos pela Gilat, a operadora irá criar torres Sky Coverage, que são autossustentáveis com geração de energia via painéis solares.

Em janeiro de 2022, a TIM possuía cobertura 4G em 443 municípios do Norte, sendo a operadora líder em cidades atendidas na região. A operadora também se posiciona no 1º lugar no ranking nacional, com 4,7 mil municípios cobertos com quarta geração.

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.