Vivo é a operadora de celular mais rápida do terceiro trimestre
Empresa conquistou a velocidade mediana de 47,44 Mb/s no terceiro trimestre. Dados foram coletados pelo velocímetro da Ookla.
Empresa conquistou a velocidade mediana de 47,44 Mb/s no terceiro trimestre. Dados foram coletados pelo velocímetro da Ookla.
A Vivo é a operadora com a internet móvel mais rápida do país. Ela bateu a velocidade mediana de 47,44 Mb/s no último trimestre. A diferença é pouca em relação à Claro, que aparece no segundo lugar, com conexão mediana de 46,67 Mb/s. Já a TIM figura na terceira posição, com rede de 43,34 Mb/s.
Os dados foram compilados pela Ookla com base em milhões de medições feitas pelo velocímetro Speedtest.net no terceiro trimestre de 2023. Apesar de o relatório ser interessante de acompanhar, leve sempre em consideração que as condições de rede podem mudar de rua para rua.
Talvez seja ainda mais prudente observar os números gerais do mercado brasileiro. A velocidade mediana da internet móvel ultrapassou a marca dos 47 Mb/s nas últimas semanas. Para se ter uma ideia, ela estava em 31,52 Mb/s em agosto de 2022 contra 47,02 Mb/s no mês passado.
O avanço da velocidade combina com a expansão do sinal de 5G, em especial na modalidade Standalone, aquela em que o núcleo de rede e os equipamentos são completamente dedicados a esta tecnologia.
Houve pouca melhora na taxa de transmissão de dados: o upload mediano passou de 10,71 Mb/s para 12,71 Mb/s no intervalo de um ano.
O Brasil aparece em 51º no ranking global de conectividade móvel. Ele perdeu uma posição em relação ao trimestre anterior. Emirados Árabes Unidos, Catar e China compõem o top 3.
Faz anos que nós acompanhamos os relatórios da Ookla. Não importa a data escolhida, grandes são as chances de Brasília despontar como a cidade com a rede mais veloz do país. Não foi diferente no terceiro trimestre de 2023: os brazilienses conseguiram um download mediano de 106,21 Mb/s.
Goiânia aparece em segundo lugar, com 80,32 Mb/s. Na sequência estão São Paulo em terceiro (79,91 Mb/s), Curitiba em quarto (77,67 Mb/s) e Rio de Janeiro na sexta posição (75,54 Mb/s).
O levantamento também considera os smartphones a partir dos quais foram feitos os testes de velocidade. Com isso, a Ookla consegue calcular a velocidade mediana nos aparelhos mais populares. A Samsung sai na frente da Apple, conforme você vê abaixo.
Não custa lembrar que o período do levantamento não inclui o lançamento do iPhone 15.