Como ativar e cadastrar um chip da TIM [SIM card]
Veja como ativar e cadastrar seu novo chip da TIM
Fazer a ativação e um cadastro de um chip (SIM card) da TIM é a primeira etapa para sair usando os serviços da operadora no telefone. O procedimento pode ser feito pelo próprio cliente, que só precisa ter os números do seu CPF em mãos. Veja a seguir.
Como cadastrar um chip da TIM
Vale lembrar que é importante manter aquele cartão que acompanha o chip guardado em um local seguro. Ele contém as senhas PIN e PUK do SIM card, que servem para resguardar a segurança do chip em caso de perda ou roubo.
Se um atendente da operadora não fez o cadastro no momento da venda, o usuário pode fazê-lo de duas formas: pelo telefone ou pela internet. Depois de inserir o chip no aparelho, a TIM deve enviar um SMS com o número de celular do usuário, que, junto com o CPF, serão necessários para o cadastro.
Por telefone:
- Disque *144#;
- Aceite os termos de contrato do plano pré-pago;
- Informe o CPF e a data de nascimento.
Pela internet:
- Desconecte da rede Wi-FI, caso esteja (o procedimento deve ser feito pela rede da TIM, o serviço não será cobrado);
- Acesse o link recebido via mensagem de texto para o portal Meu Tim;
- Preencha as informações de cadastro solicitadas;
- A TIM dará a oportunidade de fazer a primeira recarga (opcional);
- O número do celular aparecerá na tela;
- Caso nenhuma mensagem tenha sido recebida depois de o chip ser inserido, é necessário desligar e ligar o celular para que a operadora reconheça a linha.
Chip da TIM não funciona
Se o chip continuar não funcionando ou aparecer a mensagem que ele é inválido, é possível que o haja algum defeito. Primeiro, é preciso certificar que o problema não está no manuseio incorreto ou no próprio telefone.
- Confira se o chip está posicionado corretamente;
- Veja se há sujeira nele (pode usar um pano para limpar);
- Teste o chip em outro aparelho e certifique-se que há sinal.
Se o SIM card não funcionar, o cliente pode recorrer até a operadora para solicitar uma troca, com a nota fiscal do produto e um documento de identidade. Também é possível pedir ajuda a algum atendente pelo telefone 1056, de qualquer outro telefone.