WhatsApp GB: o que é, como identificar e os riscos da versão modificada

O WhatsApp GB promete certas vantagens e recursos extras em relação ao app oficial, como maior personalização e diferentes configurações de privacidade

Lupa Charleaux Ana Marques

O WhatsApp GB é um aplicativo modificado não oficial com funcionalidades que não são encontradas na versão oficial da Meta. Por exemplo, a versão alternativa do mensageiro da Meta traz maior nível de personalização da interface e opções avançadas de privacidade.

Embora conte com mais recursos, a instalação do WhatsApp GB não é recomendada. Além de problemas de segurança, os Termos de Serviço do aplicativo oficial proíbem o uso de apps criados por terceiros e podem banir permanentemente a conta do WhatsApp.

A seguir, conheça mais detalhes sobre o WhatsApp GB e entenda os riscos de usar o aplicativo.

O que é WhatsApp GB?

O WhatsApp GB é uma versão alternativa do WhatsApp com funções não disponíveis no aplicativo original, como personalizar temas e ocultar diferentes status. Entretanto, o uso deste app não autorizado pode trazer riscos à conta, como vazamentos de dados e banimento permanente, além de violar os Termos de Serviço da Meta.

Para que serve o WhatsApp GB?

O WhatsApp GB serve para explorar funções que não estão disponíveis no aplicativo original. Algumas possibilidades são a personalização da interface, suporte para múltiplas contas e ferramentas para burlar configurações de privacidade.

Onde posso baixar o WhatsApp GB?

O WhatsApp GB não está disponível em lojas de apps, como a Google Play Store. Para usar a versão alternativa do mensageiro em celulares Android, é preciso baixar o APK em sites de fontes de terceiros.

Além disso, o WhatsApp GB é um app exclusivo para Android e não pode ser baixado pela App Store do iPhone. A Apple não permite a instalação de aplicativos de fontes externas nos dispositivos da marca no Brasil.

Quais são os recursos do WhatsApp GB?

O WhatsApp GB promete vantagens em comparação ao WhatsApp original por ter recursos adicionais relacionados a personalização da interface, envio de mensagens e privacidade, como você pode ver na lista de funções abaixo:

  • Personalização: interface totalmente customizável com temas, cores e fontes;
  • Privacidade: configurações para ocultar status online, confirmação de leitura e mensagens “digitando” ou “gravando áudio”;
  • Respostas automáticas: agendamento de mensagens automáticas em contas pessoais, semelhante ao WhatsApp Business;
  • Agendamento de mensagens: envio de mensagens por contas pessoais em datas e horários específicos;
  • Emojis personalizados: catálogo de emojis diferente do WhatsApp original. Entretanto, as carinhas podem não ser exibidas para pessoas que não usam o app modificado;
  • Múltiplas contas: uso de mais de duas contas em um mesmo dispositivo Android;
  • Envio de arquivos maiores: compartilhamento de arquivos de mídia e documentos acima de 2 GB;
  • Visualização de mensagens deletadas: recuperação de mensagens apagadas pelo remetente da conversa.

Como saber se o WhatsApp é GB?

Algumas características ajudam a diferenciar o WhatsApp GB da versão original:

  • Fonte de instalação do app: o WhatsApp GB não está disponível em lojas de apps, como Google Play Store ou App Store. Ele deve ser baixado em fontes externas;
  • Nome: algumas versões usam o nome “WhatsApp GB” ou “GBWhatsApp”;
  • Logotipo: o ícone do app alternativo tem um balão de conversa verde com um telefone e as letras “GB” em branco;
  • Interface: os menus do WhatsApp GB são totalmente customizáveis, já o app original só permite alternar entre o modo claro e escuro;
  • Ícones: o app alternativo usa um ícone com três riscos na horizontal para abrir as opções, enquanto o app original usa um ícone com três pontos na horizontal;
  • Câmera: o atalho para a câmera está no canto esquerdo da tela no WhatsApp GB, enquanto o ícone da câmera fica na parte superior da tela no app original;
  • Botões: os botões para iniciar uma mensagem são diferentes no app GB e no mensageiro oficial;
  • Presença de anúncios: algumas versões do WhatsApp GB podem exibir anúncios nos menus, diferente do app original.

O WhatsApp GB é seguro?

Aplicativos não oficiais do WhatsApp, como o WhatsApp GB, colocam sua privacidade em risco. Isso ocorre porque os apps modificados não usam criptografia de ponta a ponta para proteger suas conversas, localização e arquivos compartilhados.

Além disso, o uso de aplicativos de terceiros viola os Termos de Serviço do mensageiro. Assim, a melhor forma de proteger sua conta do WhatsApp é usar o app oficial disponível na Google Play Store e na App Store.

Quais são os riscos de usar o WhatsApp GB?

O uso do WhatsApp GB pode trazer sérios riscos à sua segurança e privacidade. Entre os perigos, estão:

  • Infecção por malware: apps de terceiros podem conter softwares maliciosos que roubam dados pessoais, como senhas e informações bancárias;
  • Roubo de conta: criminosos podem explorar falhas de segurança em apps modificados para obter acesso à sua conta. Ao ter a conta do WhatsApp roubada, suas conversas, fotos e vídeos privados podem ser vazados;
  • Banimento: o uso de apps não oficiais viola os Termos de Serviço do WhatsApp e pode resultar na suspensão temporária ou permanente da conta. Você não poderá acessar todo seu histórico de conversas e contatos.

Minha conta foi banida por usar o WhatsApp GB; o que fazer?

Quando a sua conta é banida temporariamente, você recebe um aviso sobre o aplicativo não oficial do WhatsApp e a violação dos Termos de Serviço. Então, você deve desinstalar a versão alternativa e baixar o app oficial do WhatsApp para evitar que a conta seja banida permanentemente.

Em seguida, é recomendado entrar em contato com o suporte do WhatsApp para obter mais informações sobre o caso. É possível realizar o procedimento pelo próprio app oficial, e-mail ou site oficial do mensageiro.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.