Não é segredo algum que a GVT, operadora de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura, está sendo vendida. Com as crises econômicas que aconteceram na Europa nos últimos anos, o grupo francês Vivendi, atual dono da GVT, se desfez de grande parte dos seus ativos, incluindo a operadora francesa SFR e uma grande fatia da Blizzard. Chegou a hora de vender a GVT, e TIM e Vivo disputam a compra da operadora.

Não é a primeira vez que a Vivendi tenta vender a GVT: em agosto de 2012, o grupo colocou a operadora à venda por R$ 10 bilhões, valor que foi subindo conforme o crescimento da operadora no Brasil. Vários grupos se interessaram, incluindo a Telecom Italia (dona da TIM Brasil), que recusou a proposta de 7 bilhões de euros no primeiro semestre de 2013.

Outros players do mercado de telefonia ofereceram até um valor mais próximo do pretendido pela Vivendi: America Movil (dona do grupo Claro/NET/Embratel), DirecTV (dona da Sky, recentemente comprada pela americana AT&T) e Liberty Global ofereceram 6 bilhões de euros pela operadora. Mesmo com a diferença de “apenas” um bilhão de euros, a Vivendi recusou a oferta, esperando que os grupos apresentassem outra contra-proposta. Isso não ocorreu. E, quando a DirecTV saiu da negociação, a Vivendi desistiu de vender a GVT para vendê-la mais tarde.

gvt-fachada-hero

E agora?

No momento, dois grupos se posicionaram para a compra da GVT: a Telecom Italia e a espanhola Telefónica, dona da Vivo no Brasil. A Telefónica formalizou o interesse de compra em primeiro lugar, em meio aos rumores de que a Telecom Italia estaria interessada na compra. Nessa quinta-feira (14), a Telecom Italia confirmou em Fato Relevante que está em negociações com a GVT, embora nenhuma oferta tenha sido finalizada e que quaisquer propostas deveriam ser aprovadas pelos órgãos societários da empresa.

A compra da GVT seria bastante estratégica para ambas as operadoras. A Vivo provavelmente passaria por alguma pequena dificuldade junto ao CADE, uma vez que existem operações concorrentes de ambas as operadoras em seletas cidades do estado de São Paulo. A GVT só iniciou sua operação no estado há pouco tempo, e a cobertura e base de clientes ainda é baixa, de forma que a unificação das operações seria tranquila. O mesmo aconteceria com a TIM: o serviço de banda larga da Live TIM registrou cerca de 121 mil acessos, presentes nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Faz mais sentido que a Telefónica adquira a GVT: as operações fixas da Vivo se concentram apenas no estado de São Paulo. Integrando a GVT aos seus negócios, a Vivo passaria a ter presença em diversas capitais do país e operar com TV por assinatura, telefonia fixa, móvel e banda larga.

Além disso, comprar a GVT ajudaria a manter e expandir o serviço de telefonia móvel da operadora: em 2012, a Vivo só tinha apenas 13% do seu backhaul interligado por meio de fibra óptica, com previsão de crescer apenas 2% no próximo ano – a Oi, por exemplo, possui 75% de backbone fibrado. E como a GVT possui fibra ótica em tudo quanto é canto, seria esperado que a Vivo expandisse o Speedy Fibra e Vivo TV Fibra para outras cidades, inclusive no estado de São Paulo.

Além de banda larga, a GVT também mantém operações de telefonia fixa e TV por assinatura via satélite. A TIM não possui nenhuma operação nos dois serviços, de forma que a GVT pouco integraria com seus negócios atuais. Seria mais fácil se a operadora integrasse sua operação da Live TIM junto a rede da GVT, e expandisse a agressividade de ofertas nas outras cidades. É bem importante lembrar que a TIM mantém uma filosofia que é contra planos convergentes (combos), e isso poderia mexer um pouco na atual estratégia da GVT.

É bastante perceptível que a GVT é pouco concorrente com as operações prévias da Vivo e TIM. Isso é essencial para que um dos dois negócios seja concluído. De qualquer forma, pegue o seu balde de pipoca e acompanhe essa guerra: a oferta da Vivo está na mesa até o dia 3 de setembro, e até lá haverá uma interessante briga entre espanhois e italianos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

cara2100

agora no futuro posso dizer que no fim das negociações a gvt começou a cair falo da da conexao e o atendimento um ano antes ou nos rumores da venda da empresa ja tinha piorado não que fosse ruim ainda tava bom mas acabei antes que mudasse de nome em maio de 2016 mudando pra net e realmente a gvt era melhor mas o que fica questao a vivo comprou todas as tecnologias da gvt por que nao se tornou melhor? kkkkk

Wanderson Bp
Depois de 3 anos vem a pergunta, quem levou a propina dessa negociata após luladrão ter rasgado as regras de privatização onde nenhuma concessionária poderia fazer negócios entre si para beneficiar a Oi e uma pá de bandidos, deixando aberto a porteira para passar uma boiada, no caso a vivo/gvt, tim/intelig, claro/net virou uma casa da mãe joana e quem perdeu fomos nós que perdemos a condição de barganhar e escolher a melhor e mais barata fornecedora de tecnologia e antes disso tudo nós contribuintes que com nossos impostos foram criadas as estatais que depois veio outro bandido FHC em 98 e doou nossas estatais (vide propinoduto para iniciar o processo de privatária) e depois o Luladrão faz isso, quem recebeu para iniciar essa quebra da livre concorrência que as privatizações proibiam? e de quebra queriam doar mais de 100 bilhões de imóveis e infraestrutura de bandeija sem nenhum óleo de peroba na cara de pau desses políticos ladrões, vagabundos e que era liderado por CASSAB filho de uma puta que o povo precisa pega não só ele mas todos os políticos e começar a dar cabo deles para uma sanitização política definitiva no Brasil como fizeram na Ucrânia e outros países onde político se achava dono do país. Vamos colocar todos eles no lugar deles que é debaixo do chão, pelo menos 7 palmos abaixo.
Rodrigo Mendvald
Alegria de pobre não dura muito tempo, uso VIVO mais odeio essa operadora... uso porque 99% dos meus contatos usam. Durante +- 6 anos com a GVT, nunca tive problema, nunca reclamei, suporte ao cliente maravilhoso, pelo menos comigo foi, agora com a VIVO esta tudo desandando. Essa empresa parece ter o dedo podre, onde poe a mão, estraga tudo. Está muito ruim minha conexão e não consigo falar com eles, se continuar assim, infelizmente vou cancelar, pagar caro e ficar nessa palhaçada. Wi fi nem se fala, o que mais da raiva é que dependemos deles.
Marcele C Veiga
SABOTAGEM DE OPRESSORES E MISERÁVEIS SOBRE A SOCIEDADE: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/03/empresas-querem-vender-internet-fixa-como-pacote-de-dados-diz-mp-do-df.html?utm_source=facebook ESSE MONOPÓLIO DE IGNORANTES E OPRESSORES PRECISA CAIR
Marcele C Veiga
SABOTAGEM DE OPRESSORES E MISERÁVEIS SOBRE A SOCIEDADE: ESSE MONOPÓLIO DE IGNORANTES E OPRESSORES PRECISA CAIR http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/03/empresas-querem-vender-internet-fixa-como-pacote-de-dados-diz-mp-do-df.html?utm_source=facebook
Stewart
Eu era cliente fiel da gvt ,nunca tive problemas ,não tenho nada a reclamar ,se não estivesse em uma cidade que não tem serviço da gvt com certeza seria cliente ,,mas fico com pê atras sobre a atuais compradoras. Só ouço reclamações tanto da vivo ainda mais da Tim ,tive planos da Tim de telefonia e internet que só funcionaram direito os 3 primeiros mezés ,não vejo futuro promissor na atual crise e cortes de custos que esta empresas vão fazer com a gvt na mão.Vale lembrar que o custo paras as empresas no brasil são altos em impostos e encargos ,e o brasil não tem um critério muito bom sobre qualidades de serviços de infraestrutura prestados,com tudo obriga as empresas a subir o valor final por um serviço mais ou menos para poder funcionar.
Wellington
Acabou! Game over!!!Tchau GVT,lembra quando a Telecomica comprou a TVA?Rede Ajato ?suas concorrentes.O serviço da Telecomica é péssimo e caro!Nestas horas eu pergunto para que serve esta ANATEL?Pode ter certeza que diretores e muitos funcionários desta agência devem estar milionários e rindo á toa.
Tom Martins
por favor, me responda onde na NET não tem interrupção de conexão ( diga-se franquia de consumo), amigo tenho a porcaria da NET e uma franquia ridícula. eu fiz assinatura do netflix, e só posso assistir uns 10 filmes por mês, pois se não minha franquia vai pro brejo. O serviço da net se tornou ridícula nos dias de hoje.
Adiel
Bom dia ! Eu concordo com o guilherme Macedo, mas uma coisa é certa a NET esta cada vez melhor e digo mais minha internet se caiu esse mês foi 1 vez e era falta de energia , e fora o absurdo de download e upload que estou executando sem interrupção de conexão .Vamos rezar para que seja a TIM pois a antiga Telesp (Telefonica/ Vivo) é uma merda . Abraços !
vinicius
A gvt já pertence a Tim.So entrar na página do speedtest que aparece hospedagem da Tim. A transição já começou neste sábado às 00:30 -.23-08, ao me roubar 15 mbps. Minha conexão caiu de 35 mbps pra 20mbs.Ja liguei várias vezes e não resolveram nada.Estao cagando e andando.Monopolio e cartelizacao.Viva o Brasil !
Domingos Tavares
Nem ferrando! A qualidade da TIM é a pior possível.
Marcos Silva
GVT + Tim, a melhor opção para os consumidores !!!
Paulo_Cesar_72
Merda... quando finalmente aparece uma empresa que presta um serviço decente no Brasil ela é vendida. Agora vai ter menos uma operadora de banda larga e no Brasil é foda, quanto menos concorrência, maiores preços e menor qualidade do serviço. Ai, ai, ai, haja paciência pra viver aqui...
Wanderson Fonseca de Jesus
Minha opinião é a seguinte A GVT tem que fechar com a TIM só assim poderemos ver uma banda larga de qualidade e via Fibra. Se a vivo quisesse crescer em bairros onde realmente precisa já teria feito isto faz tempo. um Exemplo da Vivo, TENHO Speedy a mais de 7 anos e com velocidades de 2 MB somente, a Tim já está cabeando o bairro onde eu moro, isso prova que a TIM quer oferecer uma internet descente para os lugares que realmente precisa. A ultima vez que liguei na Vivo, perdi as esperanças pois questionei a atendente para verificar a possibilidade de aumento de velocidade a atendente(pelo visto novata) foi me pedir um momento e deixou a linha aberta e questionou com o supervisor dela, qual era o processo de verificação, para minha surpresa o supervisor Rio e disse: NUNCA VAI CHEGAR 25 MEGAS NESTA LOCALIDADE. EU PAREI E RESPIREI CONTEI ATÉ 10 E FINALIZEI O CONTATO GENTILMENTE COM A ATENDENTE QUE ME DEU A NEGATIVA AFINAL ELA NÃO TEM CULPA, POR ISSO QUE TORÇO PARA QUE A GVT FECHE COM A TIM ESTA É A MINHA FORMA DE PROTESTO POR UMA BANDA LARGA COM MAIS QUALIDADE.
Pantani
"TIM mantém uma filosofia que é contra planos convergentes (combos)" Porque na prática ela não tem o triple play. O que ela tem hoje é uma rede de telefonia celular que ela finge que tem um telefone fixo e uma internet de fibra que não tem como casar com a operação móvel (alguem já contratou fibra + celular sem fixo? Não vejo isso em nenhuma outra operadora). Com a GVT, a TIM teria um quadruple play de verdade e duvido que ela não faria um combo.
Exibir mais comentários