Como descobrir o IMEI de um celular
IMEI é um número identificador, único e global, presente em aparelhos telefônicos; no Brasil ele é usado para bloquear o celular em caso de roubo ou furto
IMEI é um número identificador, único e global, presente em aparelhos telefônicos; no Brasil ele é usado para bloquear o celular em caso de roubo ou furto
Todo dispositivo que funciona com redes celulares contém um código de identificação único, o IMEI. Ter esse número em mãos pode ser útil para bloquear um celular roubado, ou mesmo para verificar se um produto adquirido está em situação regular. Aprenda diferentes formas de descobrir o IMEI do seu smartphone ou outro aparelho, seja com ele em mãos ou à distância.
Existem diferentes formas de descobrir o código do IMEI com o smartphone em mãos:
Abra a tela de discagem do celular e digite *#06#. O IMEI será exibido imediatamente. Essa alternativa funciona em todos os aparelhos GSM, não importa o sistema operacional ou fabricante.
Celulares com suporte a dois chips (incluindo o chip virtual eSIM) têm dois IMEIs para permitir o funcionamento simultâneo de duas linhas móveis. Algumas fabricantes também aproveitam o menu secreto para exibir outros códigos, como número de série ou EID.
Alguns dispositivos, como tablets, não têm aplicativo de discador e impedem a consulta com o código universal. No entanto, é possível descobrir o IMEI do aparelho pelo menu de configurações do sistema. Veja abaixo como realizar o procedimento no Android e no iOS.
Observação
O passo a passo pode variar conforme o fabricante do dispositivo, versão do Android e modelo do smartphone.
Se você teve o seu celular roubado ou perdeu o aparelho, ainda é possível recuperar o número do IMEI para poder bloquear na operadora. Confira abaixo algumas alternativas:
Se você ainda tem a caixa do celular, o código IMEI fica próximo ao código de barras do aparelho. Ele é composto por quatro grupos de números, como 001970-01-010000-0. O IMEI também pode aparecer sem hífen, mas deve ter entre 15 e 16 dígitos.
Se você não tem mais a caixa do seu dispositivo, vale verificar a nota fiscal da compra do produto. Operadoras e varejistas costumam incluir o código IMEI junto ao nome do produto ou no campo de informações complementares.
Aparelhos consertados
Se você enviou seu dispositivo para reparo em alguma assistência técnica, fique atento. Em alguns consertos, há troca de placa ou substituição completa do aparelho, e, por isso, o número do IMEI pode ser diferente do que está escrito na caixa ou nota fiscal.
Esse método é válido para todos os celulares Android. Por meio da plataforma Encontre meu dispositivo (google.com/android/find), você pode fazer login com a conta do Google que estava conectada ao celular. Depois, basta procurar o seu smartphone na barra lateral e clique em (i) para visualizar o número.
Se você usava um smartphone Galaxy, acesse o site findmymobile.samsung.com e faça login com a sua conta Samsung conectada ao aparelho. Então, procure o celular na barra lateral e clique nos três pontinhos. Depois, entre em Informações do IMEI e siga as instruções para visualizar o código.
Se você quer descobrir o IMEI de um iPhone, acesse appleid.apple.com e entre com a conta que estava vinculada ao celular roubado ou perdido. Em “Dispositivos”, clique no seu iPhone. A tela irá exibir o código IMEI, além de modelo, versão do sistema e número de série do telefone.
Bloquear o IMEI do aparelho é um importante passo caso seu celular seja perdido ou roubado. Essa restrição impede que o dispositivo se conecte às redes móveis. Desse modo, o aparelho praticamente vira um peso de papel, visto que não é possível fazer ligações ou usar dados 2G, 3G, 4G ou 5G.
Aprenda como bloquear o IMEI de um celular roubado nas operadoras Claro, TIM, Vivo e Correios Celular.
Segundo a Anatel, não é mais necessário informar o IMEI para bloquear a rede de um celular roubado. Basta fazer o boletim de ocorrência e, em seguida, entrar em contato com a sua operadora de celular para efetuar o bloqueio.
Caso o aparelho tenha suporte a dois chips, será necessário informar as duas linhas para um bloqueio efetivo. Assim, ambos os IMEIs entram na lista de restrição. Do contrário, o celular terá sua rede parcialmente bloqueada, e ainda funcionará com um chip telefônico.
Você também pode bloquear um celular roubado ou perdido para evitar que aplicativos, dados pessoais e outras informações sensíveis sejam acessadas por terceiros. Outra ação recomendada é solicitar o processo de bloqueio do cartão SIM, para impedir que sua linha seja utilizada em outros aparelhos.
Antes de comprar um celular usado, é importante verificar se o equipamento possui alguma restrição de uso. Para isso, após descobrir o IMEI do aparelho, veja este tutorial de como consultar o IMEI na Anatel para descobrir possíveis irregularidades. Desta forma, você consegue checar, inclusive, se o aparelho é pirata ou está bloqueado.