Parece que a novela sobre uma linha de montagem do iPad no Brasil está com os dias contados. Tanto o tablet como o iPhone serão produzidos em Jundiaí, no interior de São Paulo, segundo apuração feita pelo site Folha.com. A decisão estaria para ser anunciada em alguns dias.

Caso o site esteja certo, a informação põe fim a muita especulação sobre uma produção local de produtos da Apple. A Foxconn, empresa chinesa que fornece mão-de-obra na confecção de diversos produtos da Apple, seria a responsável pela linha de montagem do iPad e do smartphone no Brasil.

A Foxconn já possui uma unidade fabril em Jundiaí. Com a nova linha montagem, seria necessário construir uma nova planta dentro da unidade, tudo para resguardar o segredo industrial da Apple na produção de seus aparelhos.

Ainda segundo a Folha.com, a Receita Federal teria decidido por equiparar tablets a notebooks no que diz respeito a tributação. Com isso, a tendência é que o preço final dessa categoria de produtos caia, para alegria geral do consumidor brasileiro.

Cabe lembrar que a Foxconn confirmou um investimento bilionário no Brasil para os próximos anos, desde que o Governo Federal dê suas contrapartidas (especialmente em redução tributária).

Nem a Apple nem a Foxconn confirmaram, até o momento da publicação desse texto, a informação veiculada pela Folha.com.

Imagem: Flickr – inuse picture.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
Pelo que eu me lembro das aulas de geografia, Taiwan é soberano sim, só a China que não reconhece isso.
Thássius Veloso
Matheus — Taiwan não é considerado um estado soberano; faz parte da China. Portanto, é acertado dizer que a Foxconn (e sua empresa-mãe, a Hon hai) é uma companhia chinesa.
@MatheusGasparin
A Foxconn é taiwanesa, e não chinesa, como diz no post.
j2k
jornal abaixo diz que ja chegaram 20 carretas com componentes dos produtos da Apple: http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&int_id=147563 "Na última semana, pelo menos 20 carretas chegaram a um galpão localizado no condomínio industrial FazGran, na rodovia Hermenegildo Tonoli. Os veículos traziam componentes eletrônicos para a montagem de eletrônicos da Apple, conforme confirmaram dois supervisores de logística, contratados por uma empresa terceirizada da Foxconn."
Marcoscs
contrato de não suicídio: "Se você se matar, nós te processamos." :)
Diones Reis
Sugiro que vejam a reportagem da Folha na qual este post usou como fonte. Para que seja viavel esta fabrica, a Foxconn exige uma contrapartida como isenção de impostos e taxas, infraestrutura de ponta e melhorias consideráveis no que diz respeito a logística. Creio que se forem levadas em conta as exigências que a Foxcom pede, com certeza não vai ser este ano e nem no próximo que esta fábrica vai estar disponível e vamos ter produtos Apple Made in Brazil. Isto tudo ainda são especulações, nada foi oficialmente confirmado.
Alexandre
Do jeito que o artigo foi colocado, nada esta certo. Soh havera certeza quando ou apple ou a foxconn anunciarem por elas mesmas, porque crer em governo e na midia nao da. Essa historia vai render mais ainda.
Sr. Sem Papo
1 mes
@brunohpaes
Normal quanto? Quanto tempo leva? E se deixar ele em stand-by a bateria dura quanto tempo?
lesilva
O detalhe é o seguinte - o preço desses produtos na teoria deverá ser mais barato - certo!?
Thássius Veloso
É normal.
@gabiraffanti
Um jornal daqui da cidade já anunciava essa possibilidade como quase concretizada há mais de um mês, e segundo uma conhecida que trabalha na Foxconn já está tudo certo, e eles tem até Julho para deixar tudo pronto, enfim, contratações a vista.
@watafake
Segundo o Portal Brasil, a redução deve ser de 31% no preço. http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/04/05/desoneracao-pode-reduzir-preco-do-tablet-brasileiro-em-mais-de-30 O objetivo do governo seria ter a venda no Brasil tablets por preços que giram em torno de R$ 500. E caso role de entrar no PBB, o preço pode cair mais ainda, além de aumentar a produção de componentes aqui no Brasil. O legal vai ser a corrida dos outros fabricantes pra abocanhar um pedaço do mercado brasileiro!
Rodrigo Soncin
Hum..., se o iPad ficar mesmo mais barato posso até deixar de lado minha má percepção da App Store e comprar um desses.
@samuell_b
Bem, nao sei se a apple vai manter esse segredo... Mas tô torcendo que isso saia de uma vez. As concorrentes vão começar a se interessar e vai ficar tudo mais legal(mais barato (ou nao))
Exibir mais comentários