Início » Celular » Apple consegue liminar que proíbe venda de celulares Galaxy na Europa

Apple consegue liminar que proíbe venda de celulares Galaxy na Europa

Avatar Por

A corte da cidade holandesa de Hauge concedeu hoje uma liminar à favor da Apple no processo aberto há alguns meses contra a Samsung. O juiz responsável acatou o pedido da proibição da venda de certos modelos de aparelhos Galaxy por infração às patentes EP2098948 e EP2058868. A decisão, apesar de ser emitida por uma corte holandesa, é válida para todos os 32 países da União Europeia.

Mas nem todos os aparelhos Galaxy tiveram suas vendas banidas. Os modelos Galaxy S, Galaxy S II e Galaxy Ace foram os alvos da liminar, já que o juiz determinou que a a galeria de imagens deles exibem as animações e métodos patenteados pela Apple. Ainda segundo o documento a Samsung tem até o dia 13 de outubro para solucionar o problema que envolve tais patentes e, assim, impedir que seus celulares sejam retirados das lojas e sua importação barrada.

E parece que é isso que a empresa planeja mesmo fazer: segundo o que o advogado da Samsung disse ao blog holandês Twekers, a empresa vai modificar o Android dos aparelhos citados para retirar tais infrações. E como um deles é o Galaxy S II, que já trouxe milhões e milhões de dólares aos bolsos da Samsung, é de se esperar que eles executem essa modificação bem rápido.

Vale lembrar que essa é apenas uma liminar. O caso ainda deverá ser julgado na própria Holanda e em outros países em que foram abertos processos diferentes. A estimativa é de que em até 18 meses todo o imbróglio judicial esteja resolvido.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

leonardokattz
engraçado é que os processadores e outras peças dos tablets da apple são produzidos pela sam sumg haha
Felipe C.
Eu acho que a atitude da Apple está correta quanto à correr atrás de seus direitos. Já foram plagiados na época em que o Bill Gates roubou o sistema da Apple para criar o Windows, e olhe onde a Microsoft chegou com isso.
Se tem patente dos produtos em questão não faz mais do que a obrigação em querer tirar o direito de plagiadores.
Comecem a pensar se fosse uma idéia sua sendo roubada, como vocês se sentiriam?
Caio Furtado
Vou comprar antes que proíbam aqui também Oo
Gabriel
Já acontece algo semelhante aqui no Brasil, vide bandas coloridas.
Vendem bem até surgir outra banda semelhante...
Yangm
@Turdin: Não sou dessa época =\
Alexandre
A apple é suja e joga baixo. Thumbs down
Rodrigo Fogagnolo
Osso é plagiar na cara dura, igual a Samsung fez
Turdin
Aqui no tecnoblog já foi noticiado os processos que a Google entrou contra a m$ por causa do bing, se você acompanhasse teria visto
Yangm
Oloco não ganho nenhum jóinha por culpa do IE?
Yangm
Blek Zarioky: Porcamente, sou WebDesigner e ainda estou resolvendo problemas de exibição no IE9.
@AntonioVeras: era um problema no meu profile, não recomendo HDs da samsung para o notebook de ninguém.
Victor: Foder é apelido para o que ele faz com a gente.
Rafael: Ele segue também padrões imaginários que nunca me fizeram falta.
Problemas com o Chrome resolvido, we back to life.
Keith
Pra acabar com a discussão, o problema é que hoje patentes são tão genéricas que não tem como tu sequer saber quais se aplicam ao seu produto.
Um exemplo é o Touchpad do meu notebook, são aproximadamente 190 patentes que eles tem que pagar só pra aquilo estimo que num notebook inteiro devam ser usados aproximadamente 10000 patentes.
Se vocês leram essa porcaria de patente que gerou o bloqueio, ela é tão genérica que seria o mesmo que tu descrever um bandido para um policial da seguinte forma:
"Ele tinha dois olhos, duas orelhas, uma boca, um nariz, usava roupas e andava sobre duas pernas"
Antigamente patentes tinham que ser mais Detalhadas e Averiguadas, hoje é um circo onde os consumidores são os palhaços.
Hoje é passivel de ser aprovado algo como "Auxiliar de locomoção de objetos utilizando elastômeros", se isso é aprovado todas as fabricantes de pneus, muitas rodas de cadeiras, aqueles pés de baixa fricção pra móveis e muito mais seriam afetados. Agora imaginem se fosse proibido a comercialização de qualquer pneu que não fosse por exemplo Bridgestone, pra que iam melhorar o Pneu.

Parem de defender essas porcarias dizendo que são a proteção do inventor, mesmo com elas hoje tu não tem como replicar o objeto dela, coisa que era obrigatória antigamente.
Guilherme Macedo
Jogo sujo? Não... Só guerra de patentes...
Ramon Melo
Cara, você parece aqueles republicanos conservadores dos EUA. "Você é contra a Guerra no Iraque? Então você odeia a América!"

Já parou para pensar que entre o abuso da lei de patentes e a anarquia existe o meio-termo? Aliás, sabia que existem vários meio-termos?
Ramon Melo
Realmente, porque copiar a animaçãozinha é um crime hediondo! Quero dizer, um consumidor quando vai comprar um Galaxy pensa logo: "Uau, que animações lindas, preciso comprar esse celular AGORA!"

OBS: Com tantos motivos para a Apple processar a Samsung (olha para o celular da foto por 30 segundos), eles vão processar por causa das ANIMAÇÕES???
Fernando
Enquanto a Apple batalha com a Samsung o Google senta na cadeira e assiste o Android deixar o planeta terra todo verdinho. Com a aquisição da Motorola, a Microsoft e Apple que aguardem, pois o Google vai agir. Mesmo que seja para suprir o fracasso da compra de patentes da Nortel. Até não duvidaria que ele fez isso de propósito, para virar a mesa no setor móvelllll... cara 12,5 bilhões é muito dinheiro...
Eliezer
na boa essa historia de patente já ta chateando, mais idiota que a Apple exisgi na foraça a retirada dos concorrentes são os juizes que aprovam isso!! é como já foi comentado muitas vezes aki, imagina a Ford entrando contra a VW pa o carro dela tem 4 pneus 2 ou 4 portas motor de 4 ou 6 ou ... cilindros e é movido a gasolina!!
@imaginarymac
cara a justiça não concede a patente a um único produto .

imagina que você é o Kurt Cobain e lá atrás fez umas músicas fodas e vendeu cd pra caralho , e você vive disso , blz
ai chega uns manolos criam uma banda igual a tua e fazem músicas bem parecidas com as suas e acabam no topo das paradas a ponto de quando você lançar mais CDs eles não vendam porra nenhuma , você ia gostar que eles pegassem carona na sua fama ?
Claudio H.
"A Apple e a M$ são muito boas em vencer por piorar os outros e por táticas monopolistas, não por fazer o melhor produto."

Ambas empresas que você citou possuiem um portifólio com muitos produtos no topo do mercado. Ao meu ver, o que elas querem ao processar alguma outra empresa como a Samsung, é que esta não pegue carona no sucesso de suas concorrentes copiando seus produtos.
@brunogdb
"Tudo velho, de novo"
Jorge
O seu direito termina uando começa o direito dos outros amigo. Não pode libera geral não.

Isso é fato, tanto que existe legislação para isso no mundo todo. Se a MS copia códigos do google para o bing você acha justo?

Para de ser fãs boys do Google
Marcelo Carvalho
E assim podemos chamar ela de "fodona", po tirar Samsung é osso hein!
Rodrigo
Eu já vi fanboys desesperados aqui no Tecnoblog. Mas este é daqueles que, mesmo atirando na cabeça, ressucitam e continuam avançando...
xandybio
Tiro no pé coisa nenhuma! Ela está prestes a lançar o iPhone 5 e o que se espera são filas de virar o quadrarão pelo mundo a fora. Coisa que nenhuma marca conseguiu fazer com seus smartphones.

Isso sem falar nos tablets !

Para cada tablet vendido com android, saem 20 ipads da apple store pelo mundo. Tenso.
Thiago Galbeno
Vocês podem gostar de Android ou IOS, mas violação de patente dá nisso. A Apple agiu rapidamente e conseguiu tirar um grande concorrente do mercado Europeu por erro da Samsung.
Blek Zarioky
Pelo que eu sei HTML5 e CSS3 são suportados nativamente pelo IE9. Posso estar me confundindo, mas acredito que não.
Eduardo
Não entendo muito de leis, mas acho que o erro tá la no começo de tudo. Porque autorizar tantas patentes a um único produto? Ou quando se cria uma patente não se precisa de aprovação? Se a resposta for sim, a Apple tá usufruindo de um beneficio legal. O "erro" estaria mais no âmbito ético e do bom senso. Tem que acabar é com essa história de que se pode patentiar pequenos detalhes de um produto.
Rafael
Além disso não apenas segue os padrões atuais, implementou novos inventados pela MS também...
Rafael
Old news... Ou esse é o resultado do processo finalmente depois de recursos da Samsung etc...?
Victor
@Blek Zarioky O 9 só segue os padrões internacionais, no HTML, continua fodendo os desenvolvedores web com css e scripts.
Kowalski
"Shame on you, Mr. Jobs!"
Guilherme Mac
Mas existe "alguém" dizendo o q pode ou não patentear. Aliás, animações não são patenteável em legislações sérias, nem mesmo ideias ou modelos matemáticos. Até programas não são patenteáveis.

O que está acontecendo pelo mundo é um "oba-oba" que está acabando com o desenvolvimento tecnológico, científico e humano.
@AntonioVeras
Em outro post ele disse que o Chrome dele fez o favor de dar pau.

Vou apresentar-lhe o Firefox.
Blek Zarioky
É o IE 9. Diferentemente das versões antigas, ele tem algumas vantagens, e até segue os padrões da web atual. Por mais que você não goste dele (Eu também não), não é motivo pra sair flameando o cara.

Se fosse o 6, por outro lado...
Jorge
A culpa é do Android 2.3 sim, pelo menos é isso que os sites dizem. Quando atualizar para o 3.0 esse problema será resolvido, porém deveram aparecer novos problemas.

O Google comprou a Motorola por causa das patentes, mas mesmo assim se mostra insuficiente.
Guilherme Mac
Jorge,
direitos autorais é uma coisa, patente é outra. Os dois tem um fim específico e deveriam servir para proteger a criação intelectual, e tu respeitando o desenvolvimento humano (por isso não existe direitos autorais e patentes eternas). Qdo isso não acontece e prejudica seu objetivo, não faz sentido respeitar. O benefício é excessivamente pra um em prejuízo de muitos.

A coisa ficou pior com a mudança q teve nos EUA. Agora a lei não beneficia o criador, mas sim quem patentear primeiro, ou seja, quem tem uma assistência jurídica mais eficiente: grandes empresas.

Vc pode me perguntar "então vc quer acabar com tudo?". Não. O uso de patentes tem q ser racional. Hoje na tecnologia os períodos são longos e são patenteados até funções q não são o produto, coisa q não poderia ser patenteado. Um botão com animação não é produto e não deveria ser objetivo de litígio, pois não é a essência do produto da empresa A q supostamente foi copiada da empresa B. Nem mesmo métodos deveriam ser patenteados, assim como ideias. Na metade do mundo se usa uma legislação, menos restritiva, e na outra metade usa-se uma legislação provinda de lobby de grandes empresas, no qual até modelos matemáticos disfarçados de algorítimos são feitos propriedades de um dono.

E o q todos tem q lembrar é q nada surge do vácuo. Toda criação é feita com base no conhecimento anterior. Se cada vez mais houver restrições, menos a humanidade vai se beneficiar com inovações.
Jorge
Mas tem que ser patenteado mesmo, imagine alguém dizendo o que poderia patentear ou não, seria muito arbitrário.
Jorge
Mas configurado o monopolio, poderá quebrar a patente sob o pagamento da empresa que vai utilizá-las, isso já é possível mesmo.

Google tem "patentes" no seu serviço de busca, se a MS utilizar será processada. E olha que o Google tem o monopolio de buscas.

Resumo: Google é boa, a MS e Apple SEMPRE são as vilãs. Essa é a cabeça dos "geeks"
Victor
Pior que você não esta exagerando. Ouvi dizer que empresas nos EUA patentearam até genes.....
[EXAGERADO MODE]
De agora em diante, todos os que nascer com uma combinação genética, terá de pagar royalties ou modificar a própria estrutura genética[/EXAGERADO MODE]

PS : Baixe um navegador decente, como estudante da área de informática, eu sindo dor ao ler "internet explorer".
Leonardo Freire
é interessante ler esses comentários e perceber o quando as pessoas são alienadas !!!

gente uma empresa é criada com o PRIMEIRO intuito de ganhar dinheiro, se você CRIA algo e faz uma patente se outras pessoas USAM o que você criou, o justo é que elas PAGUEM por isso, ou com DINHEIRO, ou tendo seu produto acionado judicialmente !!! ou vocês acham certo sair ai usando ideias e produtos dos outros sem pagar ???

ou vocês acham que a Google não coloca na justiça ninguém ?? ela esta em constante briga com o bing por patentes de busca, esta em contantes brigas com o facebook por patentes envolvendo as redes sociais " orkut e agora google+ "

mais um detalhe porque vocês acham que a Google comprou a Motorola mobile por pequenos 12 bilhões, sendo que no atual momento de compra a Motorola mobile tinha o valor de apenas 6 bilhões ??? porque a Motorola esta acionando judicialmente a apple em varias patentes !!! e com compra a Google passa a ser a dona dessas patentes e adquire poderosas ARMAS para ter um contra-ataque para ataques que esta sofrendo diariamente no Android.


o mundo não é esse colorido que vocês acham não galera. TODAS essas empresas brigão diariamente, apple, google, motorola, htc, samsung, oracle, nokia, Microsoft e por ai vai. a diferença é que falar somente as brigas da apple da digamos IBOPE hehe.
Yangm
Estou com preguiça.
Marcelo
O Android é modificado por qq um. A culpa não é do Android, nesse caso... E sim, o que a Samsung fez ao "copiar" certas coisas da "toda-poderosa" Apple...
Marcelo
Lamentável a atitude da Apple. Pra mim, isso significa uma coisa: tiro no pé.
Yangm
Legal vou patentear minha respiração, quem quiser respirar vai ter que encher meus bolços de dinheiro hahaha.
Falando sério agora, o sistema de patentes dos EUA é uma piada pronta. Até pessoas já foram patenteadas por lá. Essas empresas obtiveram patentes de coisas essenciais para o funcionamento de um smartphone e guardaram para quando aparecesse um concorrente a altura enche-lo de processos. Palmas não vencemos pela funcionalidade então sabotamos nossos concorrentes.
Estou entrando com um pedido de patente do meu jeito de andar, depois vou encher meio mundo de processo por que essas pessoas andam. E vou usar Photoshop nas provas.
RubensBrilhanteJr
Mas o processo não era porque o Galaxy S era idêntico ao iPhone???
Tão bloqueando por causa das animações patenteadas???
Nem sabia que podia patentear uma animação.

Putz, pera aí que eu vou ali patentear o animê e o mangá.
@brucassol
Isso já virou piada...
Victor
/\

Não o fim das patentes. Mas algo como, eu posso usar coisas desenvolvidas pelo outro, desde que eu pague uma pequena quantia, que a patente não seja tão cara e não dure tanto tempo.
Jorge
Procure no próprio google que ele te informa ;)
Jorge
Vocês defedem o fim dos direitos autorias? Não existencia de patentes? Realmente tem que ir, no mundo de hoje e o pessoal ainda acha que as empresas são de assistência filantrópica.
Yangm
O sr. poderia me informar quais são os tais processos?
Breno Caldeira
Caro editor :D
Você poderia conseguir exemplos e explicação dessas patentes e vídeos comparando os softwares. Isto muito enriquecerá seu post. :D
@AntonioVeras
Importante para o desenvolvimento tecnológico? Há! Tenho que rir.
Hoje eu uso um sistema operacional atual e moderno. Seus desenvolvedores o criaram e eu ou você podemos usar os recursos dele da forma que quisermos que não haverá problemas. E nem por isso quem desenvolveu, ampliou, atualizou e distribuiu está morrendo de fome ou vivendo embaixo da ponte.


PS.: Portadores da síndrome da imunodeficiência adiquirida, que não uma condição econômica elevada, discordam do seu comentário.
Rodrigo Soncin
Não é a toa que querem investir no Brasil...
Jorge
Nada disso, tecnologia é menos de 20 anos, aliais é um período longo se comparado a evolução de hoje, porém se for detectado monopolio a patente é quebrada na hora.

"sincroniza e-mail" não é sinal de monopoli amigo, vamos com calma.


Se não tem patente é melhor copiar dos outros e melhoras do que se dedicar a fazer algo novo se todos vão copiar.
Victor
Se uma lei que só os grandes podem patentiar suas ideias(pois é caro) e eles ganham uns 20 anos de monopólio sobre isso ajuda o desenvolvimento, fico imaginando se atrasasse.....
Victor
A Apple e a M$ são muito boas em vencer por piorar os outros e por táticas monopolistas, não por fazer o melhor produto. É isso que eu gosto da Google, ela tem o buscador mais usado, pois fez ele ficar bom, não por causa de empreitadas desse tipo.
Jorge
Se o Google tivese desenvolvido algo que os outros pegassem, e isso fosse patentiado, vcs acham sinceramente que o Google não entraria com processo judicial? São empresas que querem dinherio! Em que mundo vocês vivem? Em que o Google é Santo e o resto é o cão?


O facebook foi mal copiado no Orkut e o Google faz de tudo e entra com processo contra o Bing para manter o monopolio de buscas, mas todo mundo acha o Google Santo. rs

Piada ;)
@AntonioVeras
Retrocesso.
Jorge
O Samsugn Omnia 7 não teve problemas, ou seja, o Windows Phone 7 é um sistema protegido e certamente é um motivo pros fabricantes utilizarem.


È muito fácil pro Android pegar o bonde andando e copiar. O Pessoal acha que patente é brincadeira, fala muita bobagem sobre o assunto, pode parece "sincronizar e-mail" bobo, mas quem teve a ideia e desvolveu o sistema tem que ter privilégio, isso é importante para o desenvolvimento tecnológico.
Enivelton Tigre
Isso só confirma que ela está desesperada.
@imaginarymac
Já falei disso antes , mas acontece que hoje em dia não se tenta fazer melhor que o concorrente , eles querem piorar o concorrente pra parecer melhor ao público alvo ... na minha opnião , atitude ridicula de uma empresa tão respeitada que nem a Apple .
@FelipeBonifacts
Eu quero um Galaxy S II =(
Guilherme
Haha isso deixou muitos android users convencidos que a Apple estava desesperada de boca aberta.
Guilherme Mac
Em 18 meses a Apple já vai ter conseguido sabotar a Samsung e qualquer outra empresa que se meter em seu caminho. É o jogo sujo de "não importa a causa e o resultado, o importante é atrasar nossas concorrentes a qualquer preço".