Início » Legislação » Nokia processa Apple por infração de patente no iPhone

Nokia processa Apple por infração de patente no iPhone

Por
10 anos atrás
iphone-nokia5800

iPhone X Nokia 5800

A empresa finlandesa de celulares abriu um processo no estado de Dellaware, nos EUA, contra a Apple. Segundo a Nokia, a fabricante do iPhone está infringindo há dois anos 10 patentes diferentes da empresa. De acordo o Vice Presidente de Propriedade Intelectual da Nokia, Ilkka Rahnasto, a Nokia investiu mais de 40 bilhões de euros (mais de 100 bilhões de reais) em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 20 anos.

As patentes que a Nokia alega que a Apple está infringindo são ligadas a funcionalidades como transmissão de dados sem fio, reconhecimento de fala, segurança e criptografia dos celulares. Elas estão diretamente relacionadas ao modo como celulares interagem com tecnologias GSM, UMTS e LAN, fundamentais para o funcionamento dos aparelhos.

O primeiro modelo de iPhone, lançado em 2007, já infringia tais patentes, bem como todos os modelos lançados depois dele. Rahnasto afirma que “a Apple está tentando pegar uma carona nas costas da Nokia ao não concordar com os termos apropriados da nossa propriedade intelectual”. O anúncio do processo foi o suficiente para fazer ações da Apple caírem brevemente. [Reuters / BBC News / Foto por puatron]

Mais sobre: , , ,