PicPay: usuários agora podem usar Pix nas mensagens do aplicativo
Usuários do aplicativo de finanças podem agora fazer pagamentos usando Pix dentro de conversas
Usuários do aplicativo de finanças podem agora fazer pagamentos usando Pix dentro de conversas
Nesta segunda-feira (13), o PicPay integrou o Pix no chat de conversas da plataforma. A transferência chega na forma de uma mensagem, que pode ser respondida normalmente usando emojis, vídeos ou fotos. A popularidade da ferramenta do Banco Central (BC) cresceu nos últimos meses dentro do app de finanças, representando 67% de todas as operações. Outra mudança é que essas mensagens agora podem ser enviadas sem que uma pessoa pague a outra antes.
A transferência de dinheiro via Pix já estava incorporada no PicPay. A diferença é que agora ela pode ser feita em conversas privadas com outros usuários. Quem recebe o valor em forma de mensagem pelo chat pode continuar a conversa sem fazer uma segunda operação.
Dentro do PicPay, o Pix cresce como uma forma de as pessoas manterem contato. Segundo dados do app de finanças, o uso da ferramenta do BC aumenta em média 15% ao mês. Utilizando o Pix, usuários economizaram em média R$ 130 em tarifas ao usar a opção de pagamento instantâneo e evitaram 12 horas e 30 minutos de filas em bancos.
Segundo o PicPay, cada vez mais usuários estão conversando após fazer uma transação: o número de conversas iniciadas após uma transação cresceu quase dez vezes entre junho e outubro. A cada 100 pagamentos, 15 se convertem em diálogos entre perfis.
No mês passado, o valor da carteira digital de todos os usuários do PicPay chegou a R$ 5 bilhões, atingindo um recorde para o aplicativo de finanças. A nova marca significou um aumento de 400% em relação ao valor registrado no início de 2020, o que indica que o app cresceu durante a pandemia, quando mais pessoas recorreram a soluções digitais de pagamento.
O aplicativo do PicPay junta alguns serviços além do pagamento entre usuários: por meio da plataforma, é possível pagar contas, fazer compras com QR Code — alguns estabelecimentos já aceitam a leitura de código usando o app — e transferências bancárias.
Conversas do PicPay funcionam como as do WhatsApp: o usuário pode mandar fotos, vídeos e emojis. A novidade chega depois de a Meta, que é dona do mensageiro, integrar o WhatsApp Pay dentro de conversas do app.
Na semana passada, a Meta também implementou a sua própria carteira digital, a Novi, dentro do WhatsApp. O projeto ainda está na fase piloto, mas abrange criptomoedas e deve ser expandido para além dos Estados Unidos, onde está disponível.