Como deixar o Instagram privado? Saiba como aumentar a privacidade na rede social
A conta privada do Instagram é uma opção para não expor fotos e vídeos a qualquer um na rede social; saiba como ativar o Instagram privado e conheça outros recursos de privacidade da plataforma
Ter uma conta privada no Instagram permite esconder suas fotos e vídeos de qualquer um que não seja seu seguidor na rede social.
A principal vantagem de tornar o Instagram privado é ter maior controle sobre quem vê suas publicações, já que você pode aprovar ou não as solicitações de seguidores.
O Instagram cria contas privadas por padrão para usuários entre 13 e 16 anos (ou menores de 18 anos em alguns países). Pessoas com idade acima de 16 anos criam contas públicas por padrão, e devem tornar o Instagram privado caso queiram compartilhar suas publicações apenas com seguidores.
No entanto, é possível aumentar a sua privacidade da plataforma mesmo usando uma conta aberta, por meio das opções para restringir ou bloquear usuários, controlar menções e marcações, desativar a sugestão de contas, entre outras.
A seguir, saiba como privar a sua conta do Instagram.
Logado em uma conta que deseja tornar privada, vá até o seu perfil do Instagram.
2. Acesse as configurações de privacidade sua conta no Instagram
Abra o menu representado por três barras (canto superior direito da tela). Em seguida, toque em “Configurações e privacidade”.
3. Toque em “Privacidade da conta”
Role a tela até encontrar a seção “Quem pode ver seu conteúdo”, e entre na opção “Privacidade da conta”.
4. Ative a chave ao lado de “Conta privada”
Toque sobre a chave para tornar a sua conta do Instagram fechada para não seguidores. Você deve confirmar a mudança para deixar a sua conta do Instagram privada.
Vale lembrar que contas comerciais não podem ser privadas. Caso você esteja em uma conta profissional, deverá mudar para uma conta pública antes.
É possível encontrar uma conta privada no Instagram?
Sim. Você pode buscar por uma conta privada pelo nome de usuário, mas só é possível saber que o perfil existe. O conteúdo e os seguidores do Instagram privado ficam ocultos.
O Instagram privado mostra a foto de perfil?
Sim. A foto de perfil do Instagram é pública em todos os tipos de conta, seja aberta ou fechada.
O Instagram privado deixa ocultar a biografia?
Não é possível ocultar a biografia do Instagram, seja sua conta privada ou pública. Você pode editar ou remover a biografia do Instagram para evitar que informações pessoais sejam expostas.
Conta privada do Instagram recebe mensagem direta?
Uma conta privada do Instagram pode continuar a receber mensagens diretas de seguidores ou outras pessoas, a menos que opte por não recebê-las. Essa configuração vai depender das preferências de cada usuário.
Você pode buscar pelo nome de usuário diretamente da área de DMs do Instagram para enviar uma mensagem direta para um perfil privado, ou enviar uma mensagem diretamente do perfil, caso seja um seguidor.
Caso o perfil não siga você de volta, a sua mensagem será enviada para a caixa de “Solicitações de mensagem” e ficará aguardando a aprovação do destinatário.
Posso compartilhar posts de um Instagram privado no Facebook?
Sim. Você deve adotar as mesmas medidas de segurança para proteger o Instagram indicadas para contas abertas. Isso inclui ativar a verificação em duas etapas e as solicitações de login, entre outros recursos.
Quais são os recursos de privacidade do Instagram?
A lista de recursos do Instagram inclui funcionalidades de privacidade que vão além da conta privada, como o compartilhamento seletivo de publicações e configurações de bloqueio de usuários. São elas:
Conta privada do Instagram: exibe publicações apenas para seguidores, que devem ser aprovados previamente pelo dono da conta.
Melhores Amigos do Instagram: permite criar listas para compartilhar publicações do feed e do Instagram Stories apenas com pessoas selecionadas.
Bloquear usuários no Instagram: é possível bloquear alguém no Instagram para deixar de ver suas publicações e impedir que a pessoa interaja com você na rede social.
Restringir usuários no Instagram: você pode restringir pessoas caso deseje ter menos interações com ela, mas não esteja disposto a bloqueá-la.
Solicitação de mensagens diretas: o Instagram envia mensagens de pessoas que você não segue para uma caixa de solicitações, na área de DMs. O remetente não pode ver quando você visualiza uma solicitação de mensagem.
Gerenciamento de comentários do Instagram: é possível ocultar comentários automaticamente ou desativar todos os comentários do Instagram para ter maior controle sobre as suas publicações.
Silenciar stories e publicações do Instagram: você pode silenciar todos os stories e/ou publicações de uma conta específica para evitar que esse conteúdo aparece no seu feed. Ainda será possível ver os posts ao entrar no perfil do usuário silenciado.
A visualização de um perfil no Instagram varia de acordo com o tipo de conta:
Conta pública: as publicações são visíveis para qualquer pessoa por padrão. Não é preciso ter uma conta no Instagram para ver fotos e vídeos publicados em um perfil aberto. Caso queira aumentar a privacidade das suas publicações, é possível pedir para remover suas fotos do Instagram indexadas no Google.
Perfil privado: uma conta privada do Instagram é visível para qualquer pessoa que buscar pelo nome de usuário ou tiver um link para o perfil, dentro e fora da rede social. Entretanto, apenas seguidores podem ver as suas publicações. Você pode remover um seguidor do Instagram para que ele não tenha acesso às suas fotos e vídeos.
Quem pode ver o que eu curti no Instagram?
Qualquer um pode ver se um usuário curtiu um post em um perfil aberto no Instagram, a menos que esteja bloqueado pelo perfil em questão. No entanto, é preciso acessar o post específico pra visualizar a curtida. O Instagram não tem mais uma aba pública no perfil que exibe todos os posts curtidos.
Não é possível ter um perfil invisível, a menos que você opte por bloquear uma pessoa na rede social.
Para aumentar a sua privacidade, considere ainda se remover das sugestões de amizade do Instagram. Também é possível apagar seu histórico de buscas no Instagram para usar a plataforma sem deixar rastros.
Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.