Se você é um geek que já curtia gadgets na década de 80 ou 90, as chances de que você conheceu um Commodore 64 são bem altas. Aos mais novos, explico: o Commodore 64 era um computador no formato de teclado que lançado em 1982 e que tinha um incrível processador de 1,02 MHz e gigantes 64 KB de memória RAM. Ontem a criadora desse computador provou que está atenta aos tempos modernos e o atualizou, pouco menos de 30 anos depois do modelo original aparecer no mercado.

Olhando por fora, o novo C64x nem parece ser tão novo assim, já que ele manteve o mesmo design e cores do original. Mas os seus componentes internos receberam uma merecida atualização: processador Intel Atom D525 com 1,8 GHz de clock, 2 GB de memória RAM, placa de vídeo NVidia Ion2, 4 portas USB 2.0, leitor de cartão de memória de diversos formatos, portas HDMI e DVI para saída de vídeo e leitor de discos Blu-ray.

Aos nostálgicos, a Commodore USA incluiu também um emulador do sistema que permite que os jogos de 8 bits disponíveis na década de 80 sejam jogados sem problema. A empresa não anunciou quando ele será disponibilizado para venda ou quanto deverá custar. Mas aposto que os olhinhos de vários geeks mais velhos já estão brilhando de ansiedade.

Com informações: Wired.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

SarcastiCat

o MSX nao foi o precursor do PC-XT (a nao ser para os usuarios, q por ventura tiveram primeiro um MSX e depois um XT), fora isso a informação está erronea... Enquanto o MSX foi criado para ser uma familia de computadores distintos por fora, mas mantendo a compatibilidade de perifericos, jogos e programas, a IBM buscava dominar o mercado com seus PC's, principalmente o mercado voltado aos negócios. O MSX praticamente nao entrou no principal mercado, o americano... que já era dominado por Apple, IBM e correndo por fora: Commodore, Atari, dentre outros.

@andradevini
heheh, é legal!
Rodrigo
Eu fiz isso na minha sala com uma cpu com um hd de 1.5 Tb enfiada na estante, e um mini teclado/touchpad wireless do tamanho de um controle remoto grande, comprado da china. Tudo rodando Ubuntu :-D. Não gastei mil reais, usando a tv de 42" que eu já tinha, lógico.
Jairo
Aquilo era algo desafiador.. aquelas linhas de texto subindo na tela sem parar.. ah bons tempos !
Rodrigo
O Commodore 64 nunca foi lançado no Brasil, por isso vai ser raro achar alguém que dê impressões dele :-). Naquela época gloriosa, dominavam o TK-90X (clone do Sinclair, talvez o primeiro notebook da história da informática brasileira) e o MSX, que foi o precursor do PC-XT, com direito a sistema operacional da Microsoft. Por fora, com menos recursos e popularidade, corriam o CP-400 ,baseado no TRS-80 e o TK-2000, baseado no Apple II. Ainda guardo com carinho e respeito meu MSX HotBit, com sua impressora matricial e drive de 5 1/4. Saudosismos de lado, esse C64X nada mais é do que uma cpu enfiada num gabinete retrô do Commodore. Para ligar na LCD da sala, sentar no chão e jogar com os amigos, enquanto a mãe prepara Ki-Suco e sanduíches (ok, ninguém aqui é dessa época, desconsiderem) :)
Thássius Veloso
Bom, eu falo por mim: não era não! :P
Jairo
Alguem que posta aqui no tecnoblog já era nascido na época do Commodore, me contem suas impressões !!
@SmartPeopleSto
Enquanto o novo Commodore 64 não sai... http://www.smartpeople.com.br/store/camisetas-geek/goto-hell.html ;)
@Fireballmaker_
Quanto será que vai custar? Ao contrário do que parece, e ao contrário de iPads e iPods da vida, este é um produto bastante útil! É uma excelente central de mídia para deixar na sala de estar e plugar na TV, dispensando BD & DVD players e outras tralhas. Dá para colocar os filmes no HD e assistir em alta resolução numa TV compatível, sem falar nas possibilidades que a internet oferece (streaming de áudio e vídeo, jogos em Flash e no browser, álbuns de fotos online, etc). Se custar menos de R$2000 no Brasil, estará valendo a pena.
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Adorei... Depois do All in One na tela, o All in one no teclado!
Caio Furtado
Concordo. Já alterei minha cartinha pro papai noel. q
Caio Furtado
Windows 3.0
Marcell Almeida
Não quero, não foi da minha época e não é atraente hehe.
@Danielr_
show de bola..eu quero um....
JoseRenan
Qual SO pré-instalado?
Exibir mais comentários