7 formas de iniciar uma conversa no WhatsApp; veja os principais recursos para mensagens
Conversas do WhatsApp são formas de interagir com usuários, por chats individuais ou em grupo, através de mensagens de texto, mídias e chamadas.
Conversas do WhatsApp são formas de interagir com usuários, por chats individuais ou em grupo, através de mensagens de texto, mídias e chamadas.
Para iniciar uma conversa individual ou em grupo no WhatsApp, você pode usar o nome do contato, o número de telefone associado a uma conta do serviço ou mesmo um link direto. As mensagens enviadas e recebidas aparecem reunidas em chats, na aba “Conversas” do app, seja no smartphone, PC ou versão Web.
Dentro de cada conversa do mensageiro, existem diversos recursos para o envio de mensagens, incluindo texto, áudio, foto, vídeo, GIFs, emojis e figurinhas.
A seguir, o Tecnoblog mostra 7 diferentes formas de enviar mensagens pela plataforma. Acompanhe o artigo para tirar dúvidas sobre os tipos de conversas no WhatsApp.
O WhatsApp permite iniciar conversas individuais ou em grupo a partir de diversas seções do aplicativo. Saiba, a seguir, como enviar mensagens para contatos ou números que você não adicionou à sua agenda.
Para enviar uma mensagem individual para um contato, o usuário deve acessar a aba de Conversas do WhatsApp e, sem seguida, tocar no ícone de “+”, no canto superior direito da tela (iPhone) ou na parte inferior direita (Android). Por fim, basta procurar o nome do contato para começar a conversar.
Você também pode usar esse caminho para adicionar um novo contato no WhatsApp.
O WhatsApp permite conversar individualmente com usuários que não foram adicionadas à sua lista de contatos. Desse modo, seguindo os passos do item anterior, você pode iniciar uma conversa digitando apenas um número cadastrado no serviço na barra de pesquisa, sem criar um novo registro na agenda no seu telefone.
Outra maneira de conversar com quem não é seu contato é utilizar um link direto para a conversa no WhatsApp.
As listas de transmissão são um meio de iniciar uma conversa individual com diversos contatos de forma simultânea. Entretanto, apenas os destinatários que tiverem o remetente adicionado aos contatos poderão receber as mensagens enviadas por este método.
Além disso, uma das outras regras das listas de transmissão do WhatsApp especifica um limite de 256 contatos por lista criada. Por outro lado, não há um teto para o número de listas criadas por usuário.
A função de grupos do aplicativo permite reunir pessoas com afinidade por um mesmo tema ou assunto, e que desejam ter conversas coletivas. Após criar um grupo no WhatsApp, os administradores podem adicionar contatos diretamente ou criar um link para ingresso.
Participantes de um grupo podem interagir por texto, áudio, enquetes, emojis, GIFs, entre outros recursos, além de enviarem respostas à mensagens específicas e mencionar outros membros.
O WhatsApp permite iniciar uma conversa individual com outro participante de um grupo do WhatsApp de forma rápida, ainda que você não o tenha adicionado à sua lista de contatos. Essa mensagem pode ser uma resposta particular à algo enviado pelo outro membro no grupo, ou criada do zero.
Para enviar uma mensagem privada para alguém de um grupo no WhatsApp, basta tocar e segurar sobre o balão da mensagem e buscar as opções de resposta/conversa em “Mais…”, no menu que se abre.
Outra forma de realizar esse procedimento é buscar pelo nome/número do usuário na lista de membros do grupo, tocar sobre ele e, por fim, tocar em “Conversar”.
O encaminhamento de mensagens do WhatsApp é útil caso você queira começar uma conversa mostrando uma fala ou mídia enviada por alguém anteriormente.
O mensageiro permite encaminhar a mesma mensagem para várias pessoas simultaneamente, mas pode exibir o aviso “Encaminhado com frequência” para alertar sobre possíveis comportamentos de spam.
Para encaminhar uma mensagem do WhatsApp, toque por alguns segundos sobre um balão em uma conversa e vá em “Encaminhar”. Depois, basta selecionar para quais contatos você deseja mandar aquele conteúdo.
É possível ditar uma mensagem de texto via WhatsApp usando o Google Assistente em celulares com Android. A alternativa é uma solução para quem está com as mãos ocupadas ou não pode digitar no momento.
Basta dizer “Ok, Google” para ativar o assistente e, depois, dar o comando para enviar uma mensagem no WhatsApp para um contato específico.
O WhatsApp oferece basicamente três modalidades de mensagens em conversas individuais ou em grupo: texto, áudio e vídeo. Além disso, usuários podem usar os chats do mensageiro para compartilhar arquivos de mídia, como fotos e GIFs, enviar a localização e até mesmo realizar pagamentos. Veja a lista completa com os tipos de mensagem que você pode mandar no WhatsApp:
Não. As mensagens no WhatsApp são sempre identificadas por um número de telefone associado à uma conta. Ainda que você modifique seu nome ou opte por ocultar informações em seu perfil, quem recebe a mensagem terá acesso ao celular cadastrado, o que pode possibilitar o encontro de quem fez contato.
Apps e sites de terceiros que prometem enviar mensagem anônima pelo WhatsApp não são considerados seguros, podendo se aproveitar do acesso à sua lista de contatos para aplicar golpes. Além disso, ao identificar acesso por meio dessas plataformas, o próprio WhatsApp pode decidir banir a sua conta por violar as diretrizes da plataforma.
Sim. Ao criar um grupo ou conversa individual com você mesmo no WhatsApp, é possível usar o espaço para salvar links e arquivos facilmente, transformando o mensageiro em uma espécie de bloco de notas.
O aplicativo de mensagens limita o envio de vídeos e fotos a até 100 MB, com resolução 720p, por meio da ferramenta tradicional de compartilhamento de mídia. Se a conexão for lenta, esse tamanho cai para 64 MB, com resolução de 480p. Para enviar um vídeo longo no WhatsApp que supere esses valores e tenha tamanho máximo de 2 GB, é necessário usar a ferramenta “Documentos”.
Sim, copiando o texto formatado de outros apps, como o Stylish Text. No entanto, não é possível mudar a cor de links do WhatsApp ou de outros elementos de destaque na interface do app, como os botões.
Sim. Você pode traduzir conversas do WhatsApp usando o Google Tradutor no Android ou o próprio app Traduzir da Apple no iPhone. Além disso, com o Gboard dá para enviar mensagens traduzidas de forma instantânea no WhatsApp.
Não, o agendamento de mensagens não está entre as funções nativas do WhatsApp. No entanto, existem extensões e apps de terceiros que permitem agendar mensagens no serviço da Meta. Algumas opções são o aplicativo SKEdit no Android e o próprio Atalhos do iOS.
Cabe sempre ressaltar que soluções não oficiais que requisitem acesso às suas mensagens estão sujeitas a riscos de segurança privacidade.
Sim, mas somente na versão empresarial do mensageiro. O WhatsApp Business permite enviar mensagens automáticas de saudação ou de ausência. Além disso, quem opta por usar as ferramentas comerciais da plataforma ainda tem acesso ao recurso de respostas rápidas do WhatsApp, que podem ser enviadas a partir de atalhos.
Se você digitou algo errado durante uma conversa, é possível corrigir a informação ao editar a mensagem no WhatsApp. Para isso, basta pressionar sobre o balão e tocar em “Editar”. Entretanto, o prazo limite para a edição é de 15 minutos após o envio.
Não. Você pode apagar uma mensagem no WhatsApp depois de enviá-la, mas esse procedimento deixará uma mensagem indicando que algo foi apagado. Além disso, a pessoa pode acabar descobrindo o conteúdo da mensagem apagada por meio do histórico de notificações.
Sim, mas somente para ela, com a opção “Apagar para mim”, em conversas individuais. Em grupos, administradores podem apagar mensagens de outros membros com o “Apagar para todos”.
Caso uma mensagem sua tenha sumido do chat sem que você se recorde de tê-la apagado, é possível que a função de mensagem temporária do WhatsApp esteja ativa, ou que você tenha enviado fotos ou vídeos que se autodestroem no WhatsApp.
Somente você e os participantes de uma conversa podem ver as mensagens que você enviou. Ao ativar a criptografia de ponta a ponta, nem mesmo a Meta, que controla o mensageiro, tem acesso aos conteúdos de mensagens enviadas pelo aplicativo.
Entretanto, é importante ter em mente que se a sua conta for acessada por terceiros, as informações também estarão expostas a essas pessoas.
Caso deseje, você pode apagar uma conversa no WhatsApp para evitar que uma informação sensível caia em mãos erradas, ou arquivar as conversas para que elas não fiquem visíveis na lista principal do app.
Além disso, limpar as conversas do WhatsApp é uma outra alternativa de remover o histórico de mensagens de um aparelho, incluindo todas as mídias enviadas e recebidas.
Não. Somente você pode ver a sua lista de conversas e com quem você mais interage no WhatsApp.
Sim, mas somente após o primeiro contato. Ao receber uma mensagem de um número desconhecido, você pode optar por bloquear a pessoa ou empresa no WhatsApp. Ela não saberá que você leu a mensagem e não poderá fazer um novo contato a menos que seja desbloqueada.
Uma opção mais branda é silenciar uma conversa no WhatsApp. Assim, você continuará recebendo mensagens, mas não será notificado.
O WhatsApp está preparando a interoperabilidade para permitir o envio e recebimento de mensagens de outros aplicativos. O recurso, visto em uma versão beta para Android, é em resposta a uma exigência feita pela União Europeia.
As conversas de outros serviços devem ficar em uma aba separada da caixa de entrada padrão do serviço, permitindo a comunicação com rivais, como Telegram e Signal. Entretanto, a função ainda não tem uma data de estreia.
Aplicativos de terceiros podem oferecer essa possibilidade, mas não há garantia de proteção às suas informações, diferentemente de soluções oficiais.
Por enquanto, a troca de mensagens em tempo real entre os dois serviços não é possível de maneira oficial. No entanto, você consegue migrar suas conversas do WhatsApp para o Telegram, para não perder seu histórico no app.
A expectativa é de que com o recurso de interoperabilidade entre as plataformas, usuários possam se comunicar sem precisar criar uma conta em todos os apps.