Como tirar print do WhatsApp? Saiba fazer a captura de tela de conversas

Tirar print do WhatsApp é uma forma de salvar as informações de uma conversa em formato de imagem, facilitando o compartilhamento

Lupa Charleaux Lucas Lima

Você pode tirar print do WhatsApp usando os comandos para captura de tela no celular Android e no iPhone. Então, uma miniatura do screenshot aparecerá no canto esquerdo da tela e a imagem ficará salva na memória do dispositivo.

Nos computadores Windows ou Mac, você pode usar atalhos de teclado e ferramentas do sistema operacional para capturar a tela com a conversa do WhatsApp. Assim como nos celulares, os registros ficarão guardados em uma pasta no PC.

O WhatsApp não envia notificações para outras pessoas quando você realiza prints de uma conversa individual ou em grupo. Além disso, o app de mensagens da Meta não permite capturar a tela ao exibir mídias com visualização única.

A seguir, saiba como tirar print do WhatsApp no Android, no iPhone, no Windows e no Mac.

Como tirar um print do WhatsApp no Android

Aperte e solte os botões de abaixar o volume e de liga/desliga do celular simultaneamente para tirar print do WhatsApp. Esse método padrão de captura de tela do celular Android funciona em dispositivos das marcas Samsung, Motorola e Xiaomi.

Como tirar um print do WhatsApp no iPhone

Aperte e solte simultaneamente o botão de aumentar o volume na lateral esquerda do iPhone e o botão de liga/desliga na lateral direita para fazer print do WhatsApp. Para a captura de tela do iPhone em modelos mais antigos, segure o botão de energia e aperte o botão Home.

Como tirar um print do WhatsApp no PC com Windows

Há duas maneiras de realizar a captura de tela do Windows:

  • Tecla PrtSc: alguns modelos de teclado têm a tecla “PrtSc” ou “PtrScn” que você pode usar para a captura de tela do WhatsApp. Em alguns casos, é necessário apertar os botões Windows+PrtScn para realizar o registro da tela;
  • Ferramenta de Captura: aperte os botões Windows+Shift+S para abrir a Ferramenta de Captura. Quando a tela ficar escura, mova o mouse e segure o clique no botão esquerdo para selecionar o local para fazer print de uma conversa do WhatsApp.

Como tirar um print do WhatsApp no macOS

Existem três formas de realizar a captura de tela do Mac e fazer um screenshot do WhatApp:

  • Shift+Command+3: pressione as três teclas do teclado para fazer print da tela inteira do Mac;
  • Shift+Command+4: aperte os três botões do teclado e use o mouse para selecionar a área da tela que você deseja capturar;
  • Shift+Command+4+barra de espaço: use os três botões do teclado para capturar a tela apenas de uma janela ou menu do Mac.

Consigo tirar print de uma conversa inteira no WhatsApp?

Os usuários de Android podem usar o recurso nativo do sistema operacional para fazer um print estendido e capturar uma conversa inteira do WhatsApp. Aperte os botões de diminuir volume e de liga/desliga simultaneamente e, depois, toque no ícone com seta para baixo na parte inferior da tela.

Em outros dispositivos, a alternativa é exportar uma conversa do WhatsApp para registrar o histórico em um documento TXT. A ferramenta do aplicativo de mensagem também permite exportar fotos e vídeos enviados no bate-papo.

Dá para mostrar a data ao tirar print do WhatsApp?

Sim. Navegue pela conversa do WhatsApp até o aplicativo exibir a data e a hora em que as mensagens foram enviadas e, então, tire um print.

Posso saber se alguém quem tirou print das minhas conversas?

Não. O WhatsApp não notifica as pessoas quando alguém tira print de conversas, sejam individuais ou em grupo. Ou seja, não há como saber quem ou quando fez uma captura de tela. Por isso, tenha cuidado ao compartilhar dados pessoais ou confidenciais no aplicativo.

Por que não consigo tirar print no WhatsApp?

Há alguns pontos que podem impedir você de tirar print no WhatsApp:

  • Combinação errada de botões: você pode estar usando os botões ou atalhos errados para a captura de tela no celular ou no computador;
  • Mídias de visualização única: o WhatsApp bloqueia nativamente a captura de tela de fotos e vídeos enviados no modo visualização única por questões de privacidade;
  • Informações sensíveis: o WhatsApp também pode bloquear a captura de tela em algumas seções do app. Em geral, são áreas que contêm dados sensíveis do usuário, como e-mail, senha e meios de pagamentos.

O WhatsApp bloqueia a captura de tela de mídias em visualização única?

Sim. A captura e gravação de tela de fotos e vídeos enviados no modo visualização única do WhatsApp é bloqueada para a proteger a privacidade dos usuários, evitando que o conteúdo seja salvo ou compartilhado sem autorização.

O WhatsApp bloqueia a captura de tela da foto de perfil?

Parcialmente. O WhatsApp já impede a captura de tela de fotos de perfis no Android e, futuramente, deve levar o bloqueio para o iPhone. A ação é uma forma de evitar que criminosos copiem as imagens para usar em golpes, por exemplo.

Dá para ativar ou desativar o bloqueio de print no WhatsApp?

Não. Os recursos de privacidade do WhatsApp não têm uma função para ativar ou desativar o bloqueio de prints. Assim, a sugestão é sempre enviar um conteúdo como mídia de visualização única para evitar a captura de tela.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.