O que é IMEI? Entenda o que significa e para que serve este código
Utilizado como identificador, o código IMEI é próprio e único de cada celular; entenda como funciona e saiba como ele pode ser útil
Utilizado como identificador, o código IMEI é próprio e único de cada celular; entenda como funciona e saiba como ele pode ser útil
O código IMEI é o International Mobile Equipment Identity (ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português). É um código numérico único e global, presente em aparelhos que se conectam às redes celulares, como smartphones, tablets e modems 4G ou 5G. Fazendo uma analogia com automóveis, o IMEI equivale ao número de chassi de um carro, e é usado como ID.
O IMEI serve como uma “impressão digital” dos celulares, e permite que as operadoras identifiquem os aparelhos conectados à sua rede de telefonia móvel.
Apesar de ser utilizado pelas operadoras de celular, o IMEI é um código associado ao aparelho celular, e não ao chip. Os SIM Cards possuem seu próprio número de série, chamado de ICCID.
Mesmo sendo um código único e utilizado como número de série pelas operadoras, o IMEI é diferente do número de série atribuído pelas fabricantes de celular. Dessa forma, cada empresa utiliza seu número próprio para identificar seus dispositivos para fins de controle e garantia.
O IMEI é um código para identificação de aparelhos e carrega informações como o fabricante do dispositivo e o modelo do aparelho móvel. Fora isso, o código não revela mais nenhuma informação para usuários comuns.
Não é possível identificar o dono de um telefone celular apenas pelo IMEI, por exemplo, mas dá para consultar o código na base de dados da Anatel e verificar se está cadastrado como um aparelho irregular. Essa ação pode ser uma camada extra de segurança ao comprar um aparelho seminovo ou em uma loja desconhecida.
É possível descobrir o IMEI de um celular ao discar o tradicional código *#06#, mas o número também pode ser encontrado na Nota Fiscal do aparelho, na caixa original do produto e até mesmo com a sua conta Google, no app Encontre Meu Dispositivo. Donos de iPhone também podem recorrer à seção “Dispositivos” da sua Apple ID.
Seu celular pode ter dois números de IMEI quando ele possui suporte a duas linhas simultâneas, seja com duas entradas para dois chips ou através do chip virtual eSIM.
Para saber qual IMEI usar, atente-se para o slot de chip: o IMEI 1 costuma ser direcionado ao SIM 1, enquanto o IMEI 2 é geralmente utilizado pelo SIM 2 ou eSIM.
Se você quer bloquear o IMEI de um aparelho dual chip, atente-se para bloquear os dois números de série. Caso contrário, o aparelho continuará funcionando parcialmente.
O IMEI é considerado um número de série, e, dessa forma, não deve ser alterado pelo proprietário. De forma legítima, apenas a fabricante de um smartphone e suas assistências técnicas autorizadas podem alterar o IMEI de um celular, especialmente se houve algum reparo na placa principal.
Alguns técnicos e aplicativos conseguem trocar o número do IMEI de um celular, mas a prática é ilegal por violar um número de série. Sendo assim, não é recomendável executar esse procedimento, visto que as operadoras podem identificar a adulteração e bloquear o dispositivo.
Teoricamente, o IMEI é um código de identificação único para cada celular. No entanto, é possível que mais de um aparelho tenha um mesmo código — é o caso de celulares clonados ou pirateados, que não recebem certificação de órgãos como a Anatel e podem atrapalhar o funcionamento das redes móveis.
Por meio do projeto Celular Legal, a Anatel combate o uso de aparelhos irregulares, piratas, clonados e sem certificação aceita pelo Brasil. Esses dispositivos são bloqueados e ficam impedidos de conseguir sinal das operadoras móveis.
Se houver algum bloqueio de IMEI, o celular fica impedido de estabelecer conexão de rede com operadoras móveis, impossibilitando fazer ligações, trocar SMS e utilizar a internet móvel.
Descubra como consultar IMEI de um celular no banco de dados da Anatel, e verifique se existe algum impedimento associado a um aparelho.
Bloquear o IMEI do celular é fundamental em casos de roubo ou perda do aparelho. Essa restrição impede que o smartphone se conecte às redes das operadoras móveis e desestimula a utilização de produtos sem a devida procedência.
O bloqueio do IMEI pode ser solicitado pelo proprietário da linha móvel. O procedimento pode ser solicitado diretamente para a operadora, ou, em alguns estados, para a Polícia Civil.
Ao bloquear o IMEI, o celular fica impossibilitado de se conectar às redes das operadoras móveis. Sendo assim, o smartphone fica sem sinal e não pode ser utilizado para fazer ligações, trocar SMS ou utilizar internet móvel.
No entanto, o bloqueio de IMEI não impede que o aparelho continue funcionando para outros recursos, inclusive para acessar a internet via Wi-Fi. Teve seu celular roubado? Veja o que mais fazer para proteger seus dados.
Se você recuperou um aparelho perdido ou roubado, é possível solicitar a remoção da restrição para sua operadora mediante identificação e nota fiscal do aparelho. Verifique os trâmites de cada empresa e aprenda como desbloquear o IMEI de um celular.
O IMEI é apenas um código identificador de um dispositivo, e, por isso, não pode ser utilizado por pessoas comuns para rastrear um aparelho celular, independentemente de o aparelho estar conectado a uma rede móvel ou Wi-Fi.
Apenas as operadoras de celular conseguem verificar a localização aproximada de um celular via IMEI, desde que ele esteja conectado à sua rede. No entanto, essa informação não pode ser acessada de forma fácil; as teles só liberam esses dados mediante solicitação judicial.
Vale lembrar que é possível localizar um smartphone por meio de plataformas como Buscar meu iPhone (Apple) e Encontre Meu Dispositivo (Google). Veja outras alternativas e saiba como rastrear um celular roubado.
A mensagem IMEI null significa que o código do IMEI está zerado e fica impossibilitado de conectar a uma rede celular. Isso pode acontecer por alguma falha no hardware ou em manipulações incorretas em arquivos de sistema.
Em casos como este, quando há problemas no código de identificação, é recomendável procurar uma assistência técnica autorizada pela fabricante do seu celular.