IPS, TN ou VA: entenda as tecnologias de painéis LCD

IPS, VA e TN podem confundir uma pessoa na hora da compra; Entenda; entenda as principais diferenças entre essas tecnologias

André Leonardo
Por

IPS, VA e TN são siglas referentes às tecnologias utilizadas em painéis LCD usados em aparelhos como TVs, monitores, celulares e notebooks. Embora essas tecnologias apresentem características parecidas, na hora de fazer uma compra é necessário ficar atento para definir qual se encaixa com as suas necessidades. Entenda quais são os principais aspectos de cada uma para facilitar a sua decisão.

IPS, TN ou VA: entenda as tecnologias de painéis LCD
IPS, TN ou VA: conheça as diferenças entre painéis LCD (Imagem: Vitor Pádua/ Tecnoblog)

Como funciona um display LCD

O LCD é uma das tecnologias mais comuns em displays e trata-se de um painel composto por “cristais líquidos” — uma classe de material que se apresenta em estados da matéria, compreendidos entre o líquido e o sólido.

Eles se alteram sob a ação de temperatura, pressão, campo elétrico ou magnético. Devido a essa versatilidade, foram adotados em larga escala pela indústria e usados na fabricação de telas para equipamentos de todos os tipos. Eles estão presentes na estrutura dos displays, formados por “pixels” compostos pelas três cores do padrão RGB (vermelho, verde e azul).

Para refletir graduações de cores, esses cristais precisam receber uma corrente elétrica. Nas telas de LCD, há o que chamamos de backlight, uma luz branca que faz o display brilhar e um conjunto de filtros de cores. Quando a luz passa pelos cristais líquidos energizados e pelos filtros de cores, são geradas as cores nos pixels que formam as imagens vistas nas TVs e monitores.

O que é IPS?

imagem monitor Samsung Serie T350
Monitor Samsung Série T350 (Imagem: Reprodução/ Samsung)

O IPS é uma sigla em inglês para “In Plane Switching” ou comutação em plano. Nesta tecnologia os cristais líquidos da tela são alinhados de maneira horizontal e giram quando recebem a corrente elétrica. Quando a luz atravessa os cristais líquidos, eles podem controlar a quantidade e intensidade de luz, influenciando nas cores emitidas das imagens produzidas. 

Telas IPS costumam oferecer reprodução de cor mais fiel, pois contam com uma paleta de cores maior que modelos VA e TN. Outro ponto importante é referente aos ângulos de visão. Monitores IPS, costumam manter suas cores inalteradas, mesmo quando assistidos de ângulos diferentes. 

Essa característica faz bastante diferença em relação aos modelos TN, que podem ter suas cores ligeiramente modificadas quando você assiste a um conteúdo de um ângulo diferente ou muda a tela de posição. 

Uma desvantagem de telas IPS em relação aos modelos VA é a reprodução de tons escuros, pois a tecnologia consegue entregar níveis de preto mais profundo e maior contraste.

De maneira geral, modelos IPS podem ser uma escolha interessante para designers, editores de vídeo ou usuários que procuram a melhor reprodução de cores entre modelos LCD. Eles também podem ser boas opções para pessoas que utilizem telas maiores, vistas de ângulos diferentes. 

Para gamers competitivos, monitores IPS podem ser uma opção, porém, costumam perder em tempo resposta para modelos TN, categoria que normalmente apresenta um tempo de resposta mais baixo entre as três tecnologias. No entanto, principalmente entre modelos mais caros, essa diferença costuma ser menor.

Vantagens de telas IPS

  • Fidelidade e melhor reprodução de cores
  • Melhor desempenho em relação aos ângulos de visão 

Desvantagens de telas IPS

  • Tecnologia mais cara
  • Níveis de preto abaixo de modelos com tecnologia VA

O que é TN?

Imagem monitoe BenQ Zowie
Monitor BenQ Zowie XL (Imagem: Reprodução BenQ)

TN é uma sigla que significa Twisted Nematic, a tecnologia mais antiga entre os painéis LCD. Ela tem esse nome porque os cristais líquidos ficam em uma estrutura retorcida(twisted, em inglês) entre dois filtros polarizadores.

Modelos com painéis TN são mais baratos para produzir e contam com tempo de resposta baixo, geralmente 1ms ou menos, o que torna essa categoria a melhor opção para gamers competitivos. O tempo de resposta baixo, em conjunto com a alta taxa de atualização que pode chegar a 240Hz em alguns modelos, fazem com que jogadores tenham menos problemas com imput lag, motion blur e ghosting.

Entretanto, toda vantagem tem um preço. Neste caso, as desvantagens aparecem combinadas. Painéis TN apresentam uma paleta de cores menor do que modelos IPS e VA, isso resulta em cores inferiores a esses modelos.

Os modelos TN apresentam ângulos de visão limitados. Por exemplo, quando você está em frente a um aparelho com painel TN e muda sua posição ou altera a posição da tela, as imagens podem sofrer mudanças nas cores e ficarem ligeiramente mais escuras.

Vantagens de telas TN

  • Tecnologia mais barata
  • Tempo de resposta baixo
  • Taxa de atualização mais rápida 

Desvantagens de telas TN

  • Reprodução de cores com menos qualidade quando comparado aos modelos IPS e VA
  • Ângulos de visão limitados

O que é VA?

Imagem Monitor LG32UN500
Monitor LG32UN500 (Imagem: Reprodução/ LG)

VA é uma sigla em inglês para “Vertically Aligned” ou Alinhamento Vertical, significa que os cristais líquidos da tela estão alinhados verticalmente, ao contrário do IPS. Monitores VA apresentam os melhores níveis de contraste e profundidade de imagem em comparação com modelos IPS e TN. 

Os painéis VA têm uma paleta de cores maior que modelos TN, portanto oferecem cores melhores e não sofrem com problemas relacionados aos ângulos de visão. Esses monitores são bons para o uso geral. Contudo, gamers competitivos, que necessitam de uma taxa de resposta muito rápida, devem ser mais cautelosos na hora da escolha.

 Vantagens de telas VA

  • Melhor nível de contraste

Desvantagens de telas VA

  • Paleta de cores menor do que modelos IPS

Qual é o melhor: IPS, VA ou TN?

Como visto, nenhuma das tecnologias consegue suprir completamente as necessidades de todos os públicos, portanto é necessário analisar as características de cada tecnologia e do modelo de monitor/TV que vai escolher.

Se a sua necessidade for para games competitivos em gêneros como jogos de tiro, que exigem muita velocidade, pode ser interessante procurar por monitores TN, devido seu baixo tempo de resposta e altas taxas de atualização. Contudo, é preciso ficar ciente que provavelmente não terá a mesma qualidade de cores do que modelos IPS ou VA na mesma faixa de preço.

Monitores com painéis IPS podem ser boa escolha para fotógrafos, designers e editores que buscam reprodução de cores mais fieis. Além disso, podem ser uma escolha melhor para ambientes amplos, devido à sua melhor regularidade na exibição de cores e melhores ângulos de visão.

Os monitores com painéis VA contam com qualidade parecida com os IPS, contudo se a sua busca for por mais contraste e melhores níveis de preto, essa categoria oferece os melhores resultados entre as três. 

Lembre-se de pesquisar de forma criteriosa entre modelos que estejam na mesma faixa de preço e com datas de lançamento similares para não fazer uma análise equivocada na hora de fazer a sua compra.

Mas onde se encaixa o tal do TFT LCD?

TFT ou Thin Film Transistor é outro termo que envolve as tecnologias LCD e gera algumas confusões. No entanto, ele está ligado aos semicondutores, mas você pode se aprofundar sobre o assunto no artigo sobre o que é TFT LCD.

Com informações: Rtings, TN Painel, Samsung e BenQ

André Leonardo

Analista de Conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo antes de entrar para o Tecnoblog, em 2020. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados

Relacionados