Como rastrear um celular roubado ou perdido

É possível rastrear o telefone via plataformas do Google e da Apple; Samsung e Xiaomi também têm ferramentas para descobrir a localização de um celular

Bruno Gall De Blasi Ana Marques
Por e
• Atualizado há 11 meses
Mapa em celulares (imagem ilustrativa: Rawpixel/PxHere)
Saiba como rastrear o seu celular roubado (imagem ilustrativa: Rawpixel/PxHere)

Perdeu seu smartphone ou foi vítima de roubo? Você pode buscar a localização do aparelho de forma remota com ferramentas nativas do Android e do iPhone. Isso pode ajudar a polícia nas investigações após a abertura de um boletim de ocorrência, por exemplo. Saiba como rastrear um celular roubado ou perdido nas linhas a seguir.

Como rastrear celular Android roubado ou perdido

Veja todas as alternativas para rastrear um dispositivo Android abaixo:

Encontre meu Dispositivo (Google)

Você pode usar o Encontre Meu Dispositivo para rastrear o celular com uma conta Google. A maioria dos smartphones e tablets Android traz esse recurso, já que a função é ativada ao fazer login no aparelho.

Caso você constate que foi mesmo vítima de um crime, poderá apagar todos os dados do smartphone para evitar o acesso indevido a contatos, dados de cartões e outros arquivos pessoais.

Samsung Find My Mobile

Caso não consiga utilizar o Encontre Meu Dispositivo, donos de aparelhos Galaxy podem usar o Samsung Find My Mobile para rastrear um celular roubado ou perdido. A plataforma revela a localização e traz recursos exclusivos que o Google não oferece.

Por exemplo, você pode fazer backup remotamente, antes de optar por uma exclusão de dados, ou acessar o registro com as últimas ligações feitas pelo telefone.

Samsung oferece ferramenta para rastrear smartphones (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung oferece ferramenta para rastrear smartphones (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Mi Cloud (Xiaomi)

Outra alternativa no ecossistema Android é rastrear um celular Xiaomi pelo Mi Cloud, com a opção “Encontrar dispositivo”. Esta plataforma, voltada aos celulares da fabricante chinesa, faz o rastreio, emite um som para encontrar o smartphone e até apaga todos os dados remotamente.

Além disso, a ferramenta continua buscando o aparelho mesmo se ele for resetado, ou seja, restaurado para as configurações de fábrica.

Smartphones da Xiaomi podem ser rastreados pela Mi Cloud e Encontre Meu Dispositivo (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Smartphones da Xiaomi podem ser rastreados pela Mi Cloud e Encontre Meu Dispositivo (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Como rastrear iPhone roubado ou perdido

Buscar (Find My)

Se você perdeu um celular da Apple, usar o app Buscar para rastrear um iPhone é a forma mais simples de encontrar o aparelho. A plataforma exibe informações de localização, emite alertas sonoros, aciona a tela de bloqueio do smartphone e até deixa apagar os dados do dispositivo.

Outra alternativa é deixar uma mensagem com informações de contato. Desse modo, caso alguém bem-intencionado encontre seu telefone, terá a chance de devolver ao dono.

Rastrear iPhone pelo Android (Linha do Tempo do Google Maps)

Você também pode rastrear seu iPhone usando o celular Android com o Google Maps.

Para isso, você deve abrir o site do Google Maps e fazer login com sua conta. Dessa forma, será possível verificar a Linha do Tempo, que traz um histórico com os lugares onde o seu telefone esteve.

O iPhone precisa estar com o app do Google Maps instalado e configurado antes do incidente.

Apple oferece solução nativa para rastrear o iPhone (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Apple oferece solução nativa para rastrear o iPhone (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Posso ativar a localização do celular à distância?

Não é possível ativar a localização do telefone remotamente. Para utilizar um rastreador de celular, é preciso configurar as ferramentas antes de o incidente acontecer. Da mesma forma, se o GPS estiver desativado, ele não poderá ser habilitado à distância.

Posso rastrear o celular pelo IMEI?

Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.

Existe um projeto de lei para liberar o rastreamento de smartphones através do IMEI, mas a proposta ainda tramita na Câmara dos Deputados.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais avalia uma proposta similar. Trata-se do projeto de lei 4.778/2017, para autorizar o rastreamento de um celular pelo IMEI em caso de furto ou roubo. A iniciativa, no entanto, está parada desde 2021.

Caso ainda restem dúvidas, veja, em detalhes, o que é o código IMEI e para que ele serve.

Celulares da Samsung e da Apple podem ser rastreados mesmo sem ter conexão com a internet (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Celulares da Samsung e da Apple podem ser rastreados mesmo sem ter conexão com a internet (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Tem como rastrear celular sem internet?

É possível rastrear um celular Samsung sem internet. A Apple também permite buscar um iPhone offline. Celulares Galaxy e iPhones se comunicam com dispositivos próximos da mesma marca e conseguem informar a localização para o dono, mesmo sem conexão Wi-Fi ou dados móveis.

O Google planeja oferecer o rastreamento a dispositivos offline por meio do Encontre Meu Dispositivo, mas a opção ainda não está disponível.

E se o celular for desligado?

O iPhone 11, 12, 13 e 14 — incluindo modelos Mini, Pro, Max e Pro Max — permitem manter o rastreamento até 24 horas após serem desligados. A localização fica visível no app Buscar.

Modelos de iPhone lançados anteriormente podem enviar a última localização quando a bateria estiver prestes a acabar. A opção, no entanto, deve estar ativada previamente nos Ajustes do iOS.

Os celulares da Samsung também podem enviar a última localização registrada antes de serem desligados. E o Find My Mobile permite prolongar a duração da bateria de forma remota. Assim, você ganha mais tempo para manter o rastreio do smartphone.

O Encontre Meu Dispositivo, do Google não permite encontrar o celular desligado.

Usando celular com mapa aberto. Foto: NESA by Makers/Unsplash
Usando celular com mapa aberto. Foto: NESA by Makers/Unsplash

Quanto tempo leva para rastrear um celular?

Se o celular estiver ligado e conectado à internet, o rastreamento é feito em poucos segundos pela Apple, Google, Samsung e Xiaomi.

No entanto, alguns fatores podem impactar a busca, como a velocidade da internet no smartphone perdido, ou se o aparelho estiver offline.

Alguns iPhones podem ser rastreados mesmo quando estão desligados, como explicamos na seção acima. A localização pode demorar a atualizar caso o dispositivo esteja desligado.

É possível rastrear um celular resetado?

Celulares da Xiaomi e iPhones com iOS 15 ou posterior ainda podem ser rastreados após o comando para apagar todos os dados.

Outros serviços, como o Encontre Meu Dispositivo, do Google, e o Samsung Find My Mobile, não rastreiam o aparelho depois que o dono pede para restaurar as configurações de fábrica.

Posso rastrear celular pelo número de telefone?

Você não poderá rastrear um aparelho pelo número de telefone: esta alternativa é utilizada pelas autoridades em casos mais extremos, como uma investigação policial.

Esta solução para encontrar o celular funciona, em parte, através da triangulação de antenas. Conforme apontado pelo Mobile Time, a técnica foi utilizada para investigar o ataque a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro (RJ) morta em 2018. Mas o recurso, além de complexo, requer autorização judicial.

Ao Tecnoblog, Marcos Poliszezuk, sócio-fundador do Poliszezuk Advogados, ressalta que a legislação assegura a privacidade dos brasileiros nestas situações: 

“Atualmente em vigor, a lei 12.965/2014, também chamada de Marco Civil da Internet, estabelece princípios, garantias e deveres para o uso da internet no Brasil, e o direito à privacidade e ao sigilo são assegurados aos usuários”, disse. “Desta forma, quem tiver seus dados violados através de um rastreamento indevido, ficará sujeito às penalidades previstas na lei.”

WhatsApp pode te ajudar a encontrar o seu celular perdido (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
WhatsApp pode te ajudar a encontrar o seu celular perdido (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Outros apps para rastrear localização do celular

Apesar de polêmicos, os famosos “apps espiões” podem ajudar a encontrar um telefone roubado. É o caso do mSpy, que monitora continuamente a localização exata do smartphone. O aplicativo vigia outras informações pessoais, como o histórico de navegação, ligações e afins.

Todo esse aparato rende várias discussões éticas, especialmente porque o mSpy e outros aplicativos stalkerware atuam de maneira oculta.

Você pode utilizar estes apps apenas no seu dispositivo se quiser mais uma alternativa em casos de furto, perda ou roubo. Mas não recorra a stalkerware para espionar outras pessoas: o stalking é crime segundo a lei nº 14.132/2021 e pode resultar em até dois anos de prisão.

Tem como rastrear o celular pelo WhatsApp?

Você pode enviar sua localização em tempo real em uma conversa no WhatsApp. E isso pode ser útil para rastrear um celular perdido, mas somente se o recurso foi acionado antes de o incidente acontecer.

Se você compartilhou sua localização pelo aplicativo antes de perder o aparelho celular, vale a pena conferir o smartphone do seu amigo.

Localizei meu celular roubado. O que fazer?

Não é recomendado ir atrás do smartphone caso ele tenha sido furtado ou roubado, pois pode ser perigoso. Para evitar dor de cabeça, faça o registro do boletim de ocorrência e comunique a polícia sobre a localização do dispositivo.

Polícia Militar do Tocantins recomenda: faça o bloqueio remoto do celular. Assim, os criminosos terão mais dificuldade para acessar dados pessoais, redes sociais, aplicativos de banco, fotos e vídeos no telefone. Sem o código de acesso, apenas quem sabe a senha poderá usar o smartphone.

Confira mais dicas e um passo a passo completo sobre o que fazer caso o seu seja roubado ou furtado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados