Tem que levar para a aula e efetivamente usar o seu iPad como instrumento para estudar, ok? Essa é a conclusão preliminar de um estudo em andamento feito pela Abilene Christian University (ACU), nos Estados Unidos. Eles compararam estudantes que utilizam o tablet da Apple com estudantes que adotam o bom e velho caderno de papel.

Resultado: o aprendizado de quem utiliza o iPad está bem acima dos demais.

O programa ACU Connected verificou que o nível de transferência de informação é 25% maior entre os universitários que levam o iPad para a aula. O aumento no aprendizado foi considerado positivo pelos estudiosos, que falam especificamente em alunos que utilizam o tablet da maçã para fazer anotações durante as aulas.

Em outro estudo, dessa vez com as aulas ministradas por meio de dispositivos eletrônicos (ou seja, que não dependem do tradicional cuspe e giz), verificou-se 95% de satisfação entre os estudantes que usam o iPad para acompanhar os estudos. Os pesquisadores afirmam que os universitários fazem uso melhor de seu tempo quando apelam para o iPad na hora de cursar as disciplinas à distância.

Evernote no iPad: eu uso e recomendo, mas fique sabendo que tem bugs grotescos

Falo por mim. Sou um feliz proprietário de iPad que carrego o brinquedo para sala de aula quase todos os dias. Minha principal ferramenta para esse fim é o Evernotedo qual já falei anteriormente —, que permite fazer anotações que imediatamente vão para a nuvem. O Evernote também dá a chance de gravar o áudio das aulas, bater fotos (se você tiver coragem de sacar o seu iPad especialmente para isso) e adicionar anexos. Bem bom. Pena que, na atualização mais recente, tenho tido problemas de formatação quando crio uma anotação no app e depois vou abrir no Mac.

Sugestão enviada pelo leitor Danilo Braga. Valeu!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabrielle Canuto
Alguém poderia me explicar qual a diferença entre o Ipad mini 2, o mini 3 e o Air ou Air 2 ? Eles pegam cartão? Gostei do mini 3, mas pelo valor gostaria de entender-los. Eu sou leiga nesses assuntos de tecnologia, olhei no site da apple a descrição de cada um mas não vi diferença concreta.
Mateus Canaver
Que povo que gosta de barraco. O cara expôs a experiência dele com iPad, eu tenho um Air 2 e realmente, desculpem se a verdade é que o iPad é superior aos outros tablets em desempenho, mas é a verdade. Em nenhum momento vi o autor criticar outras marcas de tablets, mas não podemos negar que quando o assunto é desempenho, é impossível não falar em gadgets da apple. esse ano vou começar a usar o iPad na faculdade, comprei uma stylus fineline para escrever como no caderno, facilita muito em relação ao teclado digital, principalmente quando o professor coloca chaves e desenhos na lousa. Agora por favor, parem de ficar revoltadinho só porque o cara mencionou o iPad. É a prefencia dele e de muitos. eu particularmente não troco o iOS pelo Android nem a pau. Mas vai de cada um, respeito é bom, e se não gostaram do post, vão ler outro blog, simples assim.
magsh61
Estou usando o Evernote e não estou coseguindo bater fotos , podendo de informar agradeço
Paulo
rYo A pesquisa mostra a realidade e não é um chutômetro nem fanatismo, nada aparece "do ar", é coisa séria e é lógica a relação causa x efeito informada. E é óbvio que não vão fazer uma pesquisa para saber se um tablet melhora o sexo porque não tem nada a ver. Logo, sua cabecinha precisa ser ajustada a entender como a vida é. Você tem objeção a alguma coisa e inventa onda.
@joelbanzatto
Nem rola nas escolas públicas! Infelizmente.
Cristhian Vieira
Eu uso com Pages, mas vou confessar que, tem hora (quase toda hora) que a porra do Corretor Ortográfico do iPad me irrita, profundamente, eu tenho o Evernote instalado, mas nunca usei, ele grava o audio e as anotações de uma forma só, quero dizer, em um único arquivo. Vou testar, valeu pela dica! ;)
Paulo Roberto
Tecnologia de maneira geral aumenta a produtividade se usada de maneira correta. Esse é o problema, dificil é usar de maneira correta, há uma linha tenue entre diversão e trabalho dentro de todo tipo de "gadgets". Thássius Veloso: Recomendo tentar ser mais imparcial no que você escreve... A Apple faz produtos muito bons, mas é inegavel que não é perfeita, nunca achei que fosse vantagem ter um ipad visto que o macbook air é um pouco mais pesado mas a produtividade no mesmo é infinitamente maior que do ipad, e com certeza a diferença de preço dele para um ipad vale a pena...
@michelblopes
Realmente... Mas nas públicas é certeiro! Hahaha! Roubaram meu par de tênis Le Cheval quando eu estava na 8° série, não vão roubar um iPad hoje?
Rodolfo Gomes
Não me peça para ficar sem meu caderninho de anotações e caneta azul.
Yangm
Ou não esqueceu.
Ramon Melo
Acho que alguém subornou essa pesquisa aí. Duvido que os estudantes usem o iPad para fazer anotações, em vez de irem para o Youtube/Twitter/Facebook. Talvez tenha até um ou outro que faça isso, mas tenho certeza que a maioria esmagadora NÃO faz isso.
@marciahk
Acho complicado se utilizar de devices em aulas de graduação, por exemplo. Na minha pós usei um netbook e ele me atendeu bem (afinal, era o que eu tinha no momento). Atualmente tenho um iPad e utilizei recentemente num congresso. Confesso que a sua utilização superou minhas expectativas! Tanto para digitação, como pra procura de conteúdos. Fora que o Evernote se mostrou excelente pra anotações rápidas e gravação de áudio. Sem contar a bateria. Se eu estivesse com o netbook ia ser desesperador correr atrás de tomadas, num local onde essas eram poucas e disputadas. Mas é claro que vai da adaptação de cada um. Seja tablet, net ou notebook. O mais importante é fazer bom uso particular delas ;)
Tiago Coimbra de Araújo
Puts... tanto Tablet bom no mercado e eu levaria justo um iPAD ??? Porque não um Galaxy Tab, que faz tudo o que um iPAD faz e muito mais ??? De quebra, o Galaxy TAB ainda é menor, mais facil de carregar e menos frágil, ja que a APPLE quer fazer tudo com a finura de um papel... Essa pesquisa nem foi comprada né ??? Que isso...
Sérgio Felipe
Não precisa ser exatamente nas escolas publicas paulista!
Aknaton
Buenas tardes ! Concordo com o Gabriel ! Tão enaltecendo o ipad e não a tecnologia ou o acesso a ela! Ta parecendo post pago????
Exibir mais comentários