Reels do Instagram: o que é, como fazer e como funcionam os vídeos curtos na rede social
Conheça as principais características e recursos do Instagram Reels; ferramenta é voltada para criação e edição de vídeos com até 90 segundos
Conheça as principais características e recursos do Instagram Reels; ferramenta é voltada para criação e edição de vídeos com até 90 segundos
Reels são vídeos do Instagram feitos principalmente para consumo rápido no formato vertical. Esse tipo de conteúdo é encontrado em uma seção dedicada no app do Instagram, mas também pode ser exibido no feed tradicional da rede social.
É possível editar um reels pelo celular com ferramentas de texto, música e filtros, entre outros recursos. O Instagram permite a publicação de Reels pelo PC, mas a edição é mais limitada pela web.
A seguir, entenda em detalhes o que é Reels, veja o passo a passo de como criar esse tipo de conteúdo, e tire outras dúvidas sobre como funcionam os vídeos curtos do Instagram.
O Reels é um recurso do Instagram para criar e compartilhar vídeos curtos em formato vertical (9:16). É possível editar reels diretamente no app do Instagram para adicionar música, texto, filtros, entre outros efeitos.
Os reels publicados no Instagram são exibidos em um feed infinito ordenado por algoritmos de recomendação. O termo “reels” significa “carretel”, e está relacionado a essa dinâmica de revelar novos vídeos à medida que “desenrolamos” o feed.
Acesse o menu de criação do Instagram tocando no ícone de “+” que fica no menu inferior do aplicativo.
O menu de criação permite fazer Reels, Stories e publicações comuns no Instagram. Selecione “Reels” para ter acesso às ferramentas de criação para vídeos curtos.
Você pode escolher o modo “Câmera” para gravar conteúdo diretamente para o Reels usando uma série de ferramentas criativas, como mostra a imagem abaixo. Quando terminar, toque em “Avançar”.
Outras opções para fazer um reels são: escolher um vídeo pronto na galeria; começar um reel a partir de um áudio em alta ou criar um reel a partir de um modelo pronto.
Com o vídeo pronto na tela, é possível fazer ajustes na duração de cada cena. Movimente a linha do tempo que exibe os quadros do seu vídeo do Reels para encurtar ou aumentar a duração do vídeo. Você pode usar a opção “Dividir” para cortar um vídeo e o “Substituir” para inserir trocar o vídeo.
Para deixar o seu reel mais atrativo, você pode adicionar um áudio, inserir texto, figurinhas e filtros ao vídeo.
É possível adicionar uma foto de capa do rolo da câmera ou deslizar o dedo pelos quadros do seu reel para escolher o melhor frame para a capa.
Movimente os dedos para cima e para baixo para encontrar o melhor enquadramento para a capa do reel. Essa opção é especialmente importante caso você deseje publicar o reel no seu feed (grade do perfil).
Após definir uma legenda, configurar marcações do reels, a privacidade da publicação e o compartilhamento automático em outras contas, estará tudo pronto para publicar seu reels.
Você pode tocar em “Compartilhar” para publicar na hora ou salvar o reels como rascunho para editá-lo posteriormente.
O Instagram oferece diversas ferramentas para gravar e editar vídeos curtos de forma criativa com o Reels. Os principais recursos de criação para quem usa o modo “câmera” do Reels são:
Reels é um tipo de vídeo curto do Instagram pensado para o consumo na vertical, isto é, sem que o usuário precise virar o smartphone para assistir ao conteúdo em tela cheia. O formato é inspirado no TikTok, aplicativo rival, e virou febre pela dinâmica considerada “viciante”.
Não é preciso ativar nenhuma configuração no Instagram para usar o Reels. Basta tocar no “+” para criar uma nova publicação e escolher a opção “Reels” para começar uma gravação ou utilizar um vídeo pronto da galeria.
A ferramenta de criação do Reels permite fazer vídeos com duração de até 90 segundos. No entanto, qualquer vídeo de até 15 minutos é compartilhado como Reels no seu perfil do Instagram.
Assim como os vídeos curtos, reels mais longos podem usar os recursos de música, texto, filtros, stickers e enquetes.
Porém, apenas os reels com menos de 90 segundos podem ser recomendados e vistos por mais pessoas na rede social.
Sim. Você pode gravar reels acelerados em até 3x de forma nativa. Outra opção é usar o Hyperlapse para fazer time-lapse no Instagram.
O Instagram permite criar reels de até um minuto e meio com vídeos ou fotos. Você pode colocar legenda no reel para tornar o conteúdo acessível a todos e em qualquer momento.
Um reel também pode conter um texto falado para ficar mais interativo, e você pode adicionar uma música em alta ao vídeo se quiser entrar em trends e aumentar as chances de viralizar.
Caso prefira adicionar uma narração própria ao Reels no Instagram, é possível gravar um áudio na própria ferramenta usando o recurso Voice Over.
Outra forma de tentar mostrar o seu vídeo a mais pessoas é usar hashtags populares nos seus reels.
Não. Os links clicáveis só podem ser postados nos Stories, Instagram Direct (DMs) e na bio do Instagram.
Sim. O Instagram permite editar uma sequência de fotos ou intercalar vídeos e fotos para publicar no Reels.
Sim. O Instagram permite fazer um reel com stories novos ou antigos, por meio do próprio Instagram Stories, dos Destaques ou do Arquivo. Ao transformar um story em reel, as publicações podem ser encontradas por mais usuários e não somem após 24 horas.
Sim. O Instagram permite subir vídeos prontos, fotos armazenadas no celular, combinar vídeos e fotos ou utilizar a câmera para gravar um novo conteúdo.
Sim. O Instagram permite aplicar filtros em reels feitos a partir de um vídeo pronto ou gravados com a ferramenta de criação.
Sim. Ao tocar no ícone de câmera dentro do campo de comentários do Instagram, é possível gravar um Reel para responder o comentário ou usar um vídeo pronto que esteja na sua galeria.
Não. O Instagram, diferentemente do TikTok, não mostra quem visualizou seu Reels. Você só pode ver quem efetivamente curtiu ou comentou no seu Reels. Também dá pra saber quantas pessoas visualizaram o Reels por meio do número de reproduções, que é exibido publicamente.
O número de reproduções equivale a quantas vezes um reel começa a rodar após ser acionado automaticamente ou de forma manual.
As reproduções são apenas uma das métricas do Instagram, que incluem também outros parâmetros, como o número de comentários e curtidas, entre outros insights.
Sim. Você pode salvar um reel como rascunho caso deseje terminar a publicação/edição do vídeo posteriormente. Para encontrar um rascunho do Reels, é só acessar a aba de Reels no seu perfil do Instagram.
Sim. Você pode baixar seu próprio reel na tela de criação do Reels, ou usar sites e apps de terceiros para baixar um vídeo do Reels de outra pessoa, desde que ela não tenha uma conta privada no Instagram. O Instagram agora também permite que usuários baixem um reel de outra pessoa pelo menu de compartilhamento do próprio app, no entanto, o vídeo vem com a marca d’água da rede social.
Sim. Para editar um reel depois de postado, você precisa abrir o reel e tocar nos três pontinhos, na lateral inferior da tela. Depois, vá em “Gerenciar” e escolha a opção “Editar”.
O Instagram só permite editar legenda, marcações, localização e a capa do reel depois de postar. Você não pode fazer edições no conteúdo do reel e nem usar o modo de colaboração após a publicação.
Caso haja algo errado com o vídeo, você pode optar por arquivar o reel ou apagar o post do Instagram.
Os reels do Instagram podem ser encontrados no feed, nos Stories e em uma aba dedicada ao Reels no seu perfil, que agrupa os vídeos do tipo publicados por você.
Sim. Caso opte por compartilhar um conteúdo apenas no Reels durante a publicação, o usuário pode acessar as configurações do post para colocar o reel no feed do Instagram posteriormente.
Para buscar um reel, acesse a aba Explorar do Instagram tocando na lupa (menu inferior). Depois, escreva o termo que deseja buscar e dê enter. O Instagram exibe um mix de fotos e vídeos de acordo com o seu perfil.
Para pesquisar apenas vídeos do Reels, role as opções de conteúdo lateralmente até encontrar a aba “Reels”, como mostra a imagem abaixo.
Sim. O Instagram tem um menu de compartilhamento que permite repostar um reel nos Stories, enviá-lo via DM ou compartilhar em aplicativos de terceiros. Entretanto, vale lembrar que o compartilhamento está sujeito à privacidade da conta.
Você também pode usar a ferramenta remix para repostar um reel em dueto, caso o dono da publicação deixe essa opção ativada nas configurações.
Sim. O Instagram permite ver quem compartilhou seu Reels publicamente nos Stories nas últimas 24 horas.
Sim. Ao postar um vídeo em um carrossel no Instagram, a publicação não vai para o Reels, mas é exibida na sua grade principal de perfil e no Feed dos seus seguidores.
Além disso, ao postar vídeos com mais de 15 minutos pela ferramenta “Publicação” do Instagram, os conteúdos permanecem como um vídeo convencional do Instagram.
Também é possível postar vídeos que somem após 24 horas no Instagram Stories.
Antigamente era possível publicar vídeos longos no IGTV, mas o recurso foi descontinuado, ficando apenas na história no Instagram.
As diferenças entre Reels e Stories incluem a duração e o tempo de exibição: reels convencionais podem ter até 90 segundos, cada story do Instagram pode ter no máximo 60 segundos. Além disso, vídeos do Reels não expiram, e podem ser vistos no seu perfil por tempo indeterminado, enquanto Stories do Instagram somem após 24 horas.
Reels são vídeos curtos exibidos em um feed de rolagem infinita para usuários do Instagram. Eles são ordenados por um algoritmo de recomendação que visa proporcionar descoberta de conteúdo, e tem mais chances de serem encontrado por quem não segue você. Já as publicações do Instagram são fotos e/ou vídeos voltados para os seus seguidores.
O Reels é um formato de vídeo curto do Instagram feito para rivalizar com os vídeos do TikTok. A experiência é mais dinâmica e voltada para o entretenimento, com conteúdos exibidos em um feed de rolagem infinita.
Já o IGTV foi a primeira aposta do Instagram para vídeos no formato vertical, mas tinha uma proposta mais voltada a vídeos longos (de até 60 minutos) e perdeu os holofotes para o Reels. Hoje o IGTV se chama apenas “Vídeo do Instagram”.