Há muito tempo se discutia como seria o modelo de negócios do Instagram, e a resposta que o Facebook nos trouxe foi a venda de anúncios. Essa semente já estava plantada há mais tempo, mas ainda não existem anúncios na timeline dos brasileiros. Isso tudo acaba nas próximas semanas, quando o Instagram passa a exibir propagandas no Brasil.

Para não causar surpresa na chegada dos anúncios às timelines brasileiras, o Instagram fez um post exemplificando como seria um anúncio publicitário. A empresa esclarece que, inicialmente, apenas algumas marcas que já produzem conteúdo para o Instagram farão parte da plataforma de anúncios pagos.

instagram-publi

Todo conteúdo publicitário será identificado com uma pequena tag no canto superior esquerdo da foto, logo ao lado do nome de usuário. O usuário que não gostar do anúncio pode simplesmente ocultá-lo após clicar no menu de opções. Isso não significa, no entanto, que ele deixará de receber anúncios – apenas aquele específico sumiria da timeline.

Os anúncios serão personalizados com base nas pessoas que o usuário segue, no que seus amigos curtiram e no que é visitado e exibido na conta do Facebook, caso o usuário seja membro das duas redes sociais. Apesar de incomodar alguns usuários, o serviço deve chamar atenção das empresas que querem expandir sua visibilidade na web.

Como usuário, só espero que a chegada dos anúncios não atrapalhe a exibição de posts como aconteceu no Facebook, prejudicando o alcance orgânico de posts tanto de amigos como de páginas. Uma das partes mais legais do Instagram é justamente o seu formato de timeline.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Joana Santos
O Instagram é de facto a plataforma de futuro, hoje em dia todas as empresas tentam de todos os modos conseguir um edge em relação às outras no que toca ao Marketing das suas marcas e produtos, websites como o https://maislikes.net/melhor-alternativa-ao-instalikes que se focam mais no mercado nacional demonstram mesmo isso, a necessidade de recorrer a todo o tipo de ferramentas para ganhar uma vantagem nesta plataforma social.
Igor Costa
A minha conta não. O 6tag tem a opção de esconder os anúncios. ;-)
Tiago Celestino
O problema é se seguir o que o Facebook fez com seu produto principal. Os anúncios se tornaram muito mais relevante do que o conteudo de "seus amigos".
Oswaldo Rodrigues

Eu acho supernatural, já que não cobram pelo app! Eu acho mais justo que passar a cobrar pra atualizar, ou criar uma versão full como o Tinder tem agora! Eu admiro quem usa outras formas pra engajar e lucrar com seus produtos e o Instagram tá fazendo algo justo. A PSafe é outra que faz belas ações e seus produtos são todos gratuitos e muito bons. Admiro que não perde as origens!

Roberto Furutani
Até hoje não entendi de onde vem a receita do instagram, se as propagandas forem bem dosadas não vejo problema em vê-las.
Filipe Melo
Como diz o ditado: " não se existe almoço grátis " ;)
Daniel H. G. Mescoloto
moro nos estados unidos e já recebo propagandas no instagram. Não é com muita frequência, é bem raro na verdade. Pelo menos pra mim não atrapalha, eu só "estranho" a foto porque penso "não estou seguindo isso", mas depois percebo que está escrito "sponsor" (Patrocinado) do lado.
David
Se ele quer enfiar propaganda é uma escolha dele mas eu tenho a escolha de cancelar o serviço por não aceitar SPAM de empresa.
PinPortal ✔️

Cara, o Instagram tem vários funcionários e diversos servidores, acha que o tio Mark paga tudo isso como?
É óbvio que eles têm que monetizar de alguma maneira, se não quer pagar uma mensalidade, então você tem que conviver com anúncios.

pinportal
Cara, o Instagram tem vários funcionários e diversos servidores, acha que o tio Mark paga tudo isso como? É óbvio que eles têm que monetizar de alguma maneira, se não quer pagar uma mensalidade, então você tem que conviver com anúncios.
Marcos Tulio
#VoltaOrkut
David
Eu já fiz uma vez em dezembro de 2014.
Jairo ☠️

Não se esqueça do facebook

jairo
Não se esqueça do facebook
David
Cancelar Whatsapp cancelar instagram devo fazer isso em breve